Caterpillar tem lucro menor pressionado por custo maior e efeito cambial
![]()
Por Aishwarya Nair
BENGALURU, Índia (Reuters) - A Caterpillar divulgou nesta terça-feira queda de 29% no lucro do quarto trimestre, citando custos de fabricação mais altos e efeitos cambiais que pesaram nas margens da líder industrial.
A fabricante de maquinário para movimentação de terra tem uma forte carteira de pedidos, mas, como pares, continua enfrentando restrições de fornecimento que aumentaram os custos das matérias-primas e restringiram a produção.
A empresa sediada no Texas observou que o lucro também foi atingido por um encargo de 925 milhões de dólares relacionados a "impairment do ágio" e custos de reestruturação que corroeram as margens.
As taxas de câmbio impactaram negativamente as vendas da divisão de máquinas, energia e transporte da Caterpillar, com o dólar forte tornando os produtos menos competitivos no exterior.
Um dólar forte também prejudica as multinacionais que precisam converter os lucros estrangeiros de volta para a moeda dos EUA.
As vendas e receitas da Caterpillar no trimestre aumentaram 20%, para 16,6 bilhões de dólares, apesar das vendas mais fracas na região da Ásia-Pacífico.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global