Carvão metalúrgico cai na bolsa de Dalian com traders de olho na oferta australiana
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de carvão metalúrgico na China ampliaram as perdas nesta quarta-feira e atingiram o nível mais baixo em quatro semanas, com os traders de olho em um lote de carregamentos de carvão australiano que deve chegar em breve à China, maior produtora mundial de aço.
O aumento dos estoques de aço da China também pesou no sentimento geral do mercado, disseram analistas.
A China está retomando gradualmente as importações australianas de carvão, tendo afrouxado uma proibição comercial não oficial imposta em 2020, à medida que surgiram sinais de retomada dos laços entre os dois países.
Os preços do ingrediente siderúrgico caíram quase 5% desde o início do ano.
O carvão metalúrgico mais negociado para entrega em maio na Dalian Commodity Exchange encerrou o comércio diurno com queda de 4%, a 1.788,50 iuanes (265,00 dólares) a tonelada, depois de atingir 1.778 iuanes, o menor nível desde 6 de janeiro.
A China deve receber pelo menos duas cargas de carvão australiano no início de fevereiro, informou a Reuters na segunda-feira, citando traders e dados de rastreamento de navios.
Cinco cargas de carvão australiano foram planejadas para serem enviadas inicialmente para a China e o mercado está "ainda relativamente pessimista" sobre o impacto nos preços, disseram analistas da Zhongzhou Futures em nota.
O contrato de minério de ferro mais ativo de Dalian caiu 0,7%, para 867 iuanes (128,51 dólares) a tonelada, enquanto a referência do ingrediente siderúrgico de março na Bolsa de Cingapura recuou 0,7%, para 126,30 dólares a tonelada.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global