Governo japonês apresentará indicados a presidente e vices do BC na próxima semana, dizem fontes
![]()
Por Yoshifumi Takemoto
TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão está considerando apresentar ao Parlamento seus indicados para presidente e dois vices do Banco do Japão na próxima semana, disseram três fontes do governo e do partido governista à Reuters nesta terça-feira.
O governo inicialmente planejava apresentar os indicados por volta de 10 de fevereiro, mas o cronograma foi adiado, disseram as fontes sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.
O segundo mandato de cinco anos do atual presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, termina em 8 de abril. Seus dois vices, Masayoshi Amamiya e Masazumi Wakatabe, terminarão seus mandatos em 19 de março.
A indicação do governo precisa da aprovação de ambas as Casas do Parlamento, o que já está praticamente garantido, já que a coalizão governista tem uma maioria sólida.
O jornal Nikkei informou na segunda-feira que o governo sondou Amamiya, um funcionário de carreira que elaborou muitas das ferramentas de afrouxamento monetário do Banco do Japão, para suceder Kuroda como próximo presidente do banco central.
O primeiro-ministro Fumio Kishida disse a repórteres na segunda-feira que continuará a considerar o melhor candidato para o cargo, sugerindo que nenhuma decisão final havia sido tomada.
"O governo escolherá o candidato mais adequado que pode ser aprovado pelo Parlamento", disse o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, a repórteres nesta terça-feira.
(Reportagem de Yoshifumi Takemoto; Reportagem adicional de Tetsushi Kajimoto)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global