Kremlin diz que ucranianos sofrerão se Ocidente enviar caças para Ucrânia
![]()
MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta quinta-feira que seriam os ucranianos que sofreriam se o Reino Unido ou outros países ocidentais fornecerem caças a Kiev, e disse que Moscou prosseguiria com sua campanha militar na Ucrânia, independentemente do armamento que o Ocidente enviar ao país.
Durante uma visita a Londres na quarta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu ao Reino Unido que envie caças avançados a Kiev como parte da próxima etapa do fornecimento de armas do Ocidente para ajudar as forças ucranianas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que qualquer entrega de caças avançados da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à Ucrânia só traria dor e sofrimento aos ucranianos e criticou o papel mais "direto" dos países da Otan no conflito.
"Isto nada mais é do que o crescente envolvimento do Reino Unido, Alemanha e França no conflito entre a Rússia e a Ucrânia", disse Peskov aos repórteres.
"A linha entre o envolvimento indireto e direto está desaparecendo gradualmente. Só se pode expressar pesar a este respeito, e dizer que tais ações... levam a uma escalada de tensão, prolongam o conflito e o tornam cada vez mais doloroso para a Ucrânia", acrescentou ele.
Se o Ocidente concordar com os apelos de Zelenskiy por caças, disse Peskov, a Rússia não será dissuadida e continuará com o que chama de sua "operação militar especial" na Ucrânia até que Moscou tenha atingido seus objetivos.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Dólar oscila em margens estreitas, pouco abaixo dos R$5,40
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia