Rússia diz que está pronta para desenvolver zona de segurança nuclear em Zaporizhzhia
![]()
(Reuters) - A Rússia disse nesta quinta-feira que está pronta para continuar trabalhando na criação de uma zona de segurança em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, depois que o chefe da empresa nuclear Rosatom se reuniu com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas, Rafael Grossi, em Moscou.
A usina nuclear de Zaporizhzhia foi tomada pelas forças russas logo após a invasão da Ucrânia no ano passado e sofreu bombardeios repetidos, com Moscou e Kiev apontando se acusando mutuamente de arriscar um acidente nuclear.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu a criação de uma zona de segurança ao redor da usina, para evitar que armas pesadas e bombardeios causem mais danos.
"Rafael Grossi falou sobre a promoção de sua iniciativa para estabelecer uma zona de proteção de segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporizhzhia", disse a Rosatom.
"A esse respeito, Alexey Likhachev (CEO da Rosatom) expressou a disposição do lado russo de continuar trabalhando na implementação da iniciativa do diretor-geral da AIEA", afirmou.
A usina, que é a maior da Europa, respondia por cerca de 20% da geração nacional de energia da Ucrânia antes da invasão, mas não produz eletricidade desde setembro, quando o último de seus seis reatores foi desativado.
Depois da usina ter sido apreendida pelas tropas russas, a Rosatom assumiu o controle e instalou sua própria administração, um movimento que Kiev denunciou como ilegal.
(Reportagem de Caleb Davis)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global