Preços de commodities e insumos caem e IGP-10 tem avanço em fevereiro, diz FGV
![]()
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) teve variação positiva de 0,02% em fevereiro, depois de avançar 0,05% no mês anterior, em meio à queda nos preços de commodities e insumos agropecuários.
A leitura mensal do indicador divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) leva o IGP-10 a acumular em 12 meses alta de 2,26%, contra 4,27% em janeiro.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve queda de 0,14% em fevereiro, depois de cair 0,06% no mês anterior.
Os destaques ficaram para os movimentos dos itens soja (de -1,13% para -3,34%), bovinos (de 2,40% para -2,51%) e adubos ou fertilizantes (de -3,05% para -6,19%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, passou a subir 0,55% no mês, de 0,47% em janeiro.
De acordo com a FGV, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação: Despesas Diversas (0,10% para 1,77%), Transportes (0,06% para 0,52%), Educação, Leitura e Recreação (1,13% para 1,51%), Habitação (0,12% para 0,32%) e Comunicação
(0,73% para 0,99%).
Por outro lado, o coordenador dos índices de preços, André Braz, destacou as quedas em serviços como passagem aérea (de -0,15% para -3,86%), aluguel residencial (de -0,44% para -0,55%) e tarifa de telefone móvel (de 0,92% para -0,94%).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez subiu 0,33% em fevereiro, contra alta de 0,14% no primeiro mês do ano.
O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
0 comentário
Dólar sobe ante real em meio à cautela sobre negociações entre EUA e Irã
Comissão especial da Câmara aprova PEC do fim da escala 6x1
Ibovespa recua e fecha abaixo de 175 mil pontos pressionado por Petrobras
Flávio Bolsonaro se reúne com autoridades do Departamento de Estado dos EUA em Washington
Taxas dos DIs fecham com leves altas com IPCA-15 e exterior no foco
Dívida pública do Brasil sobe 1,9% em abril enquanto investidor busca proteção em título atrelado à Selic