Acidente em mina mata 5 na China, 48 continuam desaparecidos
![]()
PEQUIM (Reuters) – Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 48 ainda estavam desaparecidas um dia após o colapso de uma mina de carvão na região da Mongólia Interior, no norte da China, informou a mídia estatal nesta quinta-feira.
A mina a céu aberto operada pela pequena empresa local Xinjing Coal Mining Co desabou em um deslizamento de terra, deixando dezenas de trabalhadores soterrados sob uma enorme pilha de destroços de meio quilômetro de largura e cerca de 80 metros de altura, de acordo com a emissora estatal CCTV.
Imagens dramáticas de câmeras de segurança transmitidas pela CCTV na quinta-feira mostraram uma avalanche de rocha e solo caindo de um lado da montanha no poço da mina, enterrando várias escavadeiras e caminhões.
Trezentos trabalhadores de resgate estavam no local usando maquinário pesado e cães de resgate para ajudar na busca pelos mineiros soterrados, informou a mídia estatal.
A Comissão Nacional de Saúde disse na noite de quarta-feira que seis pessoas feridas foram resgatadas da mina.
“Eu tinha acabado de começar a trabalhar às 13h15 quando percebi que pedras estavam caindo da montanha”, disse um mineiro hospitalizado à CCTV na quinta-feira.
“Vi que a situação estava ficando cada vez mais grave e uma retirada foi organizada, mas era tarde demais, a montanha simplesmente desabou.”
O carvão é uma importante fonte de energia na China, mas suas minas estão entre as mais letais do mundo, em grande parte devido à aplicação negligente dos padrões de segurança, apesar das repetidas ordens do governo para melhorias na segurança ao longo dos anos.
(Reportagem de Andrew Hayley, Chen Aizhu, Bernard Orr e da Redação de Pequim)
0 comentário
Ibovespa fecha quase estável com suporte de petrolíferas
Dólar fecha o dia estável com expectativa de reabertura do Estreito de Ormuz
Barein espera que resolução sobre Ormuz seja votada na ONU, mas China se opõe ao uso da força
Lavrov, da Rússia, discutiu situação no Estreito de Ormuz com chanceler do Irã
Assessor do Kremlin diz que Estreito de Ormuz está aberto para Rússia
Ceron diz que governo deve apresentar na próxima semana medidas para amenizar impacto de alta do querosene de aviação