Bolsas da Europa avançam com previsões otimistas; Nvidia impulsiona ações de fabricantes de chips
![]()
Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar
(Reuters) - As bolsas de valores da Europa fecharam em leve alta nesta quinta-feira, após duas sessões consecutivas de quedas, apoiadas por ações do setor financeiro e projeções otimistas de empresas. A perspectiva divulgada pela norte-americana Nvidia também ajudou a provocar uma recuperação em papéis atrelados à indústria de semicondutores.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,1%.
O grupo segurador francês AXA subiu 3,2% depois de elevar previsão de desempenho em 2023 e anunciar um programa de recompra de ações. Os bancos tiveram valorização de 0,9%, enquanto as seguradoras avançaram 0,3%.
Também ajudando na confiança dos investidores, dados mostraram que a inflação da zona do euro foi apenas um pouco mais alta do que a estimativa anterior de janeiro, uma confirmação de que o crescimento dos preços já ultrapassou seu pico.
O setor de tecnologia, que é mais sensível aos juros, subiu 0,4%, apoiado por um salto nas ações de empresas vinculadas a microprocessadores.
A norte-americana Nvidia previu receita do primeiro trimestre acima das estimativas de Wall Street na quarta-feira, com destaque para um forte impulso do uso de seus chips em serviços de inteligência artificial, como chatbots.
As ações de montadoras de veículos avançaram 1%. A Stellantis fechou em alta de 3,6%.
O setor de mídia teve ganho de 0,3%, impulsionado por um avanço de 3,4% nas ações do grupo publicitário britânico WPP, que previu crescimento orgânico de 3% a 5% para o ano, acima do esperado pelo mercado.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,29%, a 7.907,72 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,49%, a 15.475,69 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,25%, a 7.317,43 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,65%, a 27.277,62 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,64%, a 9.231,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,87%, a 5.981,37 pontos.
0 comentário
Barein espera que resolução sobre Ormuz seja votada na ONU, mas China se opõe ao uso da força
Lavrov, da Rússia, discutiu situação no Estreito de Ormuz com chanceler do Irã
Assessor do Kremlin diz que Estreito de Ormuz está aberto para Rússia
Ceron diz que governo deve apresentar na próxima semana medidas para amenizar impacto de alta do querosene de aviação
Ações reduzem perdas com expectativa de reabertura do Estreito de Ormuz
Dólar avança ante o real após Trump prometer continuar ataques ao Irã