Em demonstração de união, chefes de Otan e UE visitam plataforma de gás no Mar do Norte
![]()
Por Nora Buli
PLATAFORMA TROLL A (Reuters) - Os chefes da Otan e da Comissão Europeia voaram nesta sexta-feira para uma plataforma do Mar do Norte para discutir a segurança de suprimentos e infraestrutura, uma visita que destaca a importância da Noruega para os embarques de gás desde a invasão russa da Ucrânia.
A plataforma Troll A extrai gás do maior campo de gás da Noruega. Após uma queda nos fluxos russos, o país nórdico tornou-se no ano passado o maior fornecedor de gás para a União Europeia.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram sobre a proteção da infraestrutura e do fornecimento de gás para a Europa com o primeiro-ministro Jonas Gahr Stoere e o CEO da Equinor, Anders Opedal.
A segurança nas instalações de energia norueguesas aumentou após as explosões nos gasodutos Nord Stream em 26 de setembro no Mar Báltico, com aliados da Otan fornecendo apoio militar.
A infraestrutura de energia da Noruega é vital, mas vulnerável devido ao seu tamanho, envolvendo milhares de quilômetros de gasodutos, além de cabos de energia e internet, disse Stoltenberg a repórteres a bordo da Troll A.
"É claro que não podemos proteger cada metro dessa infraestrutura o tempo todo", afirmou Stoltenberg.
"Mas o que fazemos é intensificar... a troca de informações de inteligência (e temos) um monitoramento mais próximo da infraestrutura. Aumentamos nossa presença com mais capacidades militares."
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global