Lucro da Copel sobe 57,4% no 4º tri, a R$396,2 mi
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica paranaense Copel registrou um lucro líquido de 624 milhões de reais no último trimestre de 2022, 57,4% acima do reportado um ano antes, conforme balanço divulgado na noite de terça-feira.
Contribuíram para o aumento do lucro a melhora dos desempenhos em geração, transmissão e distribuição e um acréscimo de 328,0 milhões de reais na rubrica "Imposto de Renda e Contribuição Social", devido à dedução de valores em razão do pagamento de Juros sobre Capital Próprio, disse a Copel.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) caiu 4,3% no trimestre, para 902,1 milhões de reais, afetado pela reclassificação de um litígio em arbitragem protegida por sigilo e confidencialidade, com efeito de 453 milhões de reais em provisões. Excluindo esse e outros itens não recorrentes, o Ebitda trimestral subiu 37,3%, a 1,4 bilhão de reais.
Os números da elétrica estatal, que está em processo de privatização, foram impulsionados por desempenhos positivos nas subsidiárias de geração e transmissão e de distribuição, além de uma melhora do resultado da distribuidora de gás Compagas.
Já do lado negativo, a Copel destacou o não acionamento da usina termelétrica Araucária no último trimestre de 2022, em razão das condições hidrológicas mais favoráveis, o que reduziu a receita de suprimento de energia.
Com isso, a Copel encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de 1,1 bilhão de reais, 77,2% menor que o registrado um ano antes.
O indicador foi afetado por itens não recorrentes, com destaque para a provisão para destinação de créditos de PIS e Cofins, com impacto no Ebitda e no resultado financeiro, e pelo reconhecimento no ano anterior da compensação pela repactuação do risco hidrológico de suas usinas hidrelétricas.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
André de Paula é o novo ministro da Agricultura e Pecuária
Dólar cai ao nível pré-guerra com expectativa de acordo entre EUA e Irã
Wall Street fecha em alta com especulações sobre fim da guerra contra o Irã
Taxas dos DIs caem pela terceira sessão seguida com expectativa de paz no Oriente Médio
Venda de veículos leves novos dispara em março, dizem consultorias
Presidente iraniano diz em carta que Irã não tem inimizade com norte-americanos comuns