EUA não avaliam dar "garantia geral" para depósitos bancários, diz Yellen

Publicado em 22/03/2023 08:10 e atualizado em 23/03/2023 08:56

Logotipo Reuters

Por David Lawder e Rami Ayyub

 

 

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse a parlamentares nesta quarta-feira que o governo não avalia fornecer uma "garantia geral" para depósitos bancários após o colapso de dois importantes bancos do país neste mês.

Alguns grupos bancários instaram o Congresso em favor da garantia temporária de todos os depósitos, uma medida que, segundo eles, evitaria uma crise mais profunda após a falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.

Yellen, falando perante um subcomitê do Senado, disse acreditar que "vale a pena" examinar as mudanças nas garantias de depósitos pelo FDIC, mas que aumentá-las além do limite atual de 250 mil dólares não era algo que estava sendo considerado. O FDIC é a agência norte-americana que atua nas garantias de depósitos bancários.

Quando uma falência bancária "é considerada um risco sistêmico, que considero o risco de uma saída contagiosa dos bancos, (nós) provavelmente invocaremos (uma) exceção de risco sistêmico, que permite ao FDIC proteger todos os depósitos", disse Yellen, acrescentando que o departamento determinará os riscos sistêmicos caso a caso.

Yellen disse que o governo não estava avaliando "nada relacionado a uma garantia geral ou garantias de depósitos".

As ações do First Republic Bank caíram 15,5%, para 13,33 dólares cada, após as declarações de Yellen. 

Yellen disse ao Subcomitê de Apropriações do Senado para Serviços Financeiros e Governo Geral que os bancos em todo o país estavam preocupados com o contágio das recentes falências e que o governo do presidente Joe Biden estava focado em estabilizar o sistema bancário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário