Dólar passa a cair frente ao real com ajuste após salto por tensão governo-BC
![]()
Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar devolveu ganhos iniciais e passava a alternar estabilidade e leve queda frente ao real nesta sexta-feira, em movimento atribuído por profissionais do mercado a ajustes técnicos após salto recente provocado em grande parte pelo aumento das tensões entre o governo e o Banco Central.
Às 12:22 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,15%, a 5,2819 reais na venda, perdendo fôlego depois de mais cedo ter chegado a saltar 1%, a 5,3426 reais na venda.
Na B3, às 12:22 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,33%, a 5,2890 reais.
A virada no sinal da moeda para negativo é "um ajuste após a alta dos últimos dias", disse à Reuters Denilson Alencastro, economista-chefe da Geral Asset. É normal, depois de movimentos acentuados da divisa norte-americana, haver correções pontuais no sentido oposto conforme agentes financeiros realizam lucros.
O dólar saltou 1,02% na véspera, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Banco Central deve pagar o preço pelos juros do país, voltando a criticar o atual patamar da Selic um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidir manter a taxa em 13,75% ao ano.
O BC não apresentou sinal concreto sobre um eventual afrouxamento monetário à frente, adotando um tom mais duro do que o esperado, contrariando expectativas no mercado e no governo por uma indicação sobre o momento em que poderia iniciar os cortes na taxa básica de juros.
Segundo Alencastro, "o mercado ainda está tentando entender até onde vai essa queda de braço entre Lula e o BC".
Enquanto isso, no exterior, um índice que compara o dólar a seis pares importantes subia 0,6%.
O humor global permanecia frágil depois que a turbulência nos setores bancários de Estados Unidos e Europa a nas últimas duas semanas relembrou a crise financeira global de 2008.
O fato de vários bancos centrais de países desenvolvidos terem subido os juros nos últimos dias mesmo diante dos riscos financeiros colaborava para a cautela, disse a XP em nota matinal, citando ainda decepção do mercado com leituras de PMIs na Europa.
O dólar caminhava para alta semanal de 0,2%.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde