Bancos impulsionam ações europeias e UBS sobe após nomear Ermotti como presidente-executivo
![]()
Por Sruthi Shankar e Bansari Mayur Kamdar
(Reuters) - As ações europeias subiram nesta quarta-feira sustentadas por ganhos nos papéis de bancos, incluindo o UBS após a nomeação de um novo presidente-executivo, enquanto as fortes perspectivas da fabricante de chips Infineon ajudou o sentimento.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,30%, a 450,21 pontos.
O UBS Group AG ganhou 3,7% depois que o banco suíço anunciou que Sergio Ermotti assumirá o comando para conduzir a aquisição do Credit Suisse.
O Credit Suisse avançou 4%, enquanto o setor de serviços financeiros e índices bancários subiram entre 1,8% e 1,9%.
"Posso ver o motivo pelo qual o mercado se estabilizou e é verdade que existem alguns fatores ligeiramente reconfortantes. (Apostas sobre o) Fed foram reprecificadas para baixo de forma bastante agressiva nas últimas semanas e o posicionamento do investidor está muito defensivo", disse Vincent Chaigneau, chefe de pesquisa na Generali Investments.
"Mas o que vai dominar é a deterioração cíclica e os tremores secundários do estresse bancário. É muito provável que vejamos uma crise de crédito com padrões de empréstimos bancários muito mais rígidos."
A alemã Infineon ganhou 6,9% depois que a fabricante de chips elevou suas perspectivas para o segundo trimestre fiscal e para todo o ano de 2023.
O índice de tecnologia subiu 2,7%, incluindo STMicroelectronics e AMSS, que tiveram alta apesar de uma previsão pessimista da fabricante de chips norte-americana Micron Technology.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,07%, a 7.564,27 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,23%, a 15.328,78 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,39%, a 7.186,99 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,56%, a 26.739,01 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,41%, a 9.070,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,12%, a 5.901,15 pontos.
0 comentário
Lula diz que não deixará "guerra de Trump e de Netanyahu" afetar preços no Brasil
Subvenção ao diesel deve custar até R$4 bi para União e Estados e pode ficar sem compensação, diz Ceron
Minério de ferro sobe com dados otimistas e esperanças de estímulos na China
Compras de óleo combustível do Brasil pelo Sudeste Asiático aliviam preocupações com abastecimento
Trump afirma que EUA consideram fortemente saída da Otan, diz jornal Telegraph
Bolsas da China e Hong Kong sobem apoiadas por expectativa de fim da guerra no Irã