Eletrobras fecha acordo para aumentar participação no linhão Manaus-Boa Vista
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras fechou acordo com a Alupar para aumentar progressivamente sua fatia no projeto do linhão de transmissão Manaus-Boa Vista nos próximos anos, podendo inclusive comprar o empreendimento após sua entrada em operação.
Os termos fazem parte do acordo de acionistas da Transnorte Energia, sociedade de propósito específico (SPE) responsável pelo linhão, assinado entre Eletrobras e a Alupar na segunda-feira. Atualmente, a Alupar é sócia majoritária do empreendimento, com 51%, enquanto a Eletrobras detém os 49% restantes através de sua subsidiária Eletronorte.
"A operação acima mencionada representa uma das iniciativas estratégicas vinculadas ao Plano Diretor de Negócios e Gestão ("PDNG") de consolidar a liderança em G&T (geração e transmissão), por meio da expansão da transmissão com foco na criação de valor", disse a Eletrobras, em comunicado na noite de segunda-feira.
Leilado em 2011, o linhão foi pensado para conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) --o Estado é o único a ainda estar isolado, não conseguindo receber de energia gerada em outras regiões. Com isso, o atendimento à população depende da produção local em usinas termelétricas caras e poluentes.
Mesmo possuindo licença para instalação, o empreendimento enfrentou várias dificuldades para sair do papel, associadas principalmente aos impactos à comunidade indígena Waimiri Atroari, cujas terras serão atravessadas pelo linhão. No ano passado, foi homologado um acordo judicial para encerrar ações que impediam o início das obras.
Segundo as sócias no projeto, a formalização do acordo de acionistas representa um consenso quanto aos termos que disciplinam e delimitam diretrizes, direitos e obrigações perante a concessionária, bem como demonstra o compromisso das empresas em dar continuidade a esta obra "estrutural e de relevância ao país".
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda