Petrobras reduz preço do gás em 8,1% a partir de maio; Abegás diz ser positivo
![]()
SÃO PAULO (Reuters) -A Petrobras anunciou nesta segunda-feira uma redução média de 8,1% do preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir de 1º de maio.
O ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.
Segundo a Petrobras, no trimestre de referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.
A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.
Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano, disse a estatal.
"A redução no preço da molécula que será aplicada em maio contribui para uma maior competitividade do gás natural e colabora para um estímulo à economia brasileira", disse em nota a Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
Segundo a associação, as distribuidoras de gás canalizado, que possuem contratos com a Petrobras, providenciarão o repasse aos consumidores.
"Lembramos que as distribuidoras não se beneficiam com a redução ou eventual aumento do preço da molécula, que são sempre repassados integralmente aos consumidores", afirmou.
A Abegás ponderou, no entanto, que algumas distribuidoras também possuem contratos de suprimento em menor escala com outros supridores, que não refletem as mesmas condições comerciais dos contratos firmados com a Petrobras, e não sofrem alterações em virtude da redução do preço dos contratos com a Petrobras.
(Por Letícia Fucuchima; reportagem adicional de Marta Nogueira; edição Alberto Alerigi Jr. e Fabrício de Castro)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global