BNDES aprova R$59 mi para Weg desenvolver turbina eólica de 7 MW
![]()
Por Leticia Fucuchima
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira financiamento de 59 milhões de reais para apoiar a Weg no desenvolvimento de um novo modelo de aerogerador com 7 megawatts (MW) de potência.
O equipamento para geração de energia eólica será o maior ofertado no mercado brasileiro e representa um salto de potência ante a principal plataforma produzida atualmente pela Weg, de 4,2 MW.
Com diâmetro de rotor das pás de 172 metros, 50 metros a mais que o comprimento máximo de um campo de futebol, o aerogerador deve entrar em fabricação seriada no complexo da Weg em Jaraguá do Sul (SC) no final de 2024.
A indústria eólica está constantemente buscando elevar a potência de suas turbinas, que tornam mais eficiente a geração nos parques ao permitir que os empreendimentos tenham a mesma capacidade instalada com menos máquinas em operação e menos terra ocupada.
O novo equipamento da Weg, lançado em julho do ano passado, utilizará uma nova tecnologia que permite otimização no peso dos componentes, flexibilidade no seu transporte e instalação, bem como confiabilidade operacional, afirmou a companhia. Por ser adaptável a diferentes redes de energia, ele também poderá ser exportado para diversos países.
"Esta nova operação busca inovar por meio da produção de aerogeradores mais eficientes, o que vai ao encontro das novas diretrizes estratégicas do BNDES de ter uma economia mais próspera, verde, digital e inclusiva", disse em nota José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco.
O desenvolvimento de novos modelos pelos fabricantes continua apesar do contexto difícil para a indústria eólica, que vem sofrendo forte pressão com alta demanda e aumentos de custos associados a matérias-primas, sem conseguir repassá-los aos clientes devido a contratos precificados no passado.
No Brasil, duas grandes fabricantes, a General Electric e a Siemens Gamesa, anunciaram a interrupção de suas operações locais nos últimos meses.
0 comentário
Diesel S-10 sobe 14% nos postos do Brasil em março por conflitos no Oriente Médio, mostra Ticket Log
Dólar fecha quase estável no Brasil com guerra no Oriente Médio no foco
Ibovespa fecha em alta com WEG em destaque
BCE deve responder rapidamente a sinais de desvios da inflação, diz Stournaras
Milhares de paraquedistas dos EUA chegam ao Oriente Médio conforme reforço militar se intensifica
Ações sobem mesmo com nervosismo sobre Oriente Médio