EUA e China prometem manter comunicações em reunião de altos funcionários
![]()
Por Susan Heavey
WASHINGTON (Reuters) - O principal assessor de segurança do governo do presidente norte-americano Joe Biden se reuniu com alto diplomata da China nesta semana, e prometeu manter as linhas de comunicação abertas, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira, em uma das poucas reuniões de alto nível desde a disputa sobre suposto balão de espionagem que prejudicou as relações entre os dois países em fevereiro.
O conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e o diplomata chinês Wang Yi reuniram-se em Viena na quarta e nesta quinta-feira e discutiram as principais questões bilaterais e globais de segurança, incluindo Taiwan e a guerra da Rússia contra a Ucrânia, disse a Casa Branca em um comunicado.
A nota descreveu as conversas como "sinceras, substantivas e construtivas" e como "parte dos esforços contínuos para manter abertas as linhas de comunicação e administrar a concorrência com responsabilidade".
Os dois lados "concordaram em manter esse importante e estratégico canal de comunicação para avançar nesses objetivos", disse o comunicado, acrescentando que as negociações buscam evoluir a partir da reunião do presidente Joe Biden e do presidente chinês Xi Jinping na Indonésia em novembro.
Os laços entre EUA e China estão em crise devido a questões que variam de acusações de espionagem chinesa e abusos de direitos humanos, aos esforços dos EUA em construir alianças militares para refrear as ambições da China em relação a Taiwan e a região do Pacífico.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou uma viagem prevista a Pequim após os EUA derrubarem um balão chinês que sobrevoou locais militares sensíveis, mergulhando os países rivais em uma crise diplomática.
A viagem de Blinken tinha como objetivo ajudar a reparar as relações após uma ruptura anterior, por conta da visita da então presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi a Taiwan, a ilha autônoma que a China considera sua.
(Reportagem de Susan Heavey; Reportagem adicional de Michael Martina e David Brunnstrom)
0 comentário
Diesel S-10 sobe 14% nos postos do Brasil em março por conflitos no Oriente Médio, mostra Ticket Log
Dólar fecha quase estável no Brasil com guerra no Oriente Médio no foco
Ibovespa fecha em alta com WEG em destaque
BCE deve responder rapidamente a sinais de desvios da inflação, diz Stournaras
Milhares de paraquedistas dos EUA chegam ao Oriente Médio conforme reforço militar se intensifica
Ações sobem mesmo com nervosismo sobre Oriente Médio