Petrobras fará anúncio sobre política de preço na próxima semana, com possível reajuste
![]()
Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras fará um anúncio na próxima semana sobre como será a política de preços de combustíveis da petroleira na nova gestão e poderá reajustar valores de alguns produtos, afirmou nesta sexta-feira o presidente da companhia, Jean Paul Prates.
Para precificar os seus combustíveis, o executivo reiterou que a Petrobras continuará a seguir referências de preços internacionais e a levar em consideração a competitividade interna em cada mercado que a empresa participa.
O executivo frisou que a Petrobras não perderá venda e que não deixará de ter o preço mais atrativo para seus clientes.
Adiantou ainda que o critério a ser usado será de "estabilidade versus volatilidade".
Segundo Prates, o país não precisa "voltar ao tempo em que não houve nenhum reajuste o ano inteiro", citando anos como 2006 e 2007. Mas ponderou que "também não precisamos viver dentro da maratona de 118 reajustes, isso para um combustível apenas, em 2017", o que levou a uma crise, que culminou com a greve dos caminhoneiros, afirmou.
"Não vou dar data, mas na semana que vem vamos falar de preço. Se eu falar hoje, vou dar 'spoiler' da data, do assunto, e ninguém vai mais prestar interesse sobre o que estamos falando aqui", disse Prates, durante coletiva de imprensa para comentar resultados trimestrais.
"Sim, há uma chance de que ao tratar desse assunto, na semana que vem, a gente faça uma variação em alguns combustíveis, mas como eu disse a gente não vai dar 'spoiler' hoje."
O CEO não disse quais combustíveis poderiam ter reajuste ou a direção da mudança, se uma alta ou uma baixa.
Relatório da associação de importadores Abicom indica que gasolina e diesel da Petrobras estão mais caros no mercado interno do que no exterior, em 14% e 9%, respectivamente.
Isso, em tese, permitiria que os dois combustíveis tivessem redução de preços, considerando a política anterior da cotação da paridade de importação.
(Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Minério de ferro tem perda semanal com aumento da oferta e preocupações sobre demanda
Paquistão busca avanços nas negociações de paz entre EUA e Irã
Ações da China se recuperam mas caem pela segunda semana; mercado de Hong Kong sobe
Governo ampliará bloqueio de despesas de ministérios, diz Durigan
Índices de Wall Street encerram em leve alta, com investidores se concentrando nas esperanças de paz no Oriente Médio
Ibovespa fecha em alta apoiado por exterior; Copasa recua