Crescimento do PIB da zona do euro no 1º tri é confirmado em 0,1%

Publicado em 16/05/2023 07:42

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - O crescimento econômico da zona do euro foi de 0,1% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, confirmou a agência de estatísticas da UE nesta terça-feira, com o aumento do emprego e um forte aumento nas exportações que impulsionaram o superávit comercial da zona do euro.

A Eurostat também confirmou sua estimativa anterior de que o Produto Interno Bruto nos 20 países que usam o euro aumentou 1,3% em relação ao ano anterior no período de janeiro a março, e disse que o emprego cresceu 0,6% no trimestre, para um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.

Embora uma análise mais detalhada do aumento do PIB ainda não esteja disponível, os dados comerciais não ajustados do primeiro trimestre mostraram um salto de 8,5% nas exportações em relação ao mesmo período de 2022 com importações inalteradas, indicando que o comércio líquido contribuiu para o crescimento.

Em março, a balança comercial não ajustada da zona do euro passou para um superávit de 25,6 bilhões de euros, de um déficit de 20 bilhões nos primeiros três meses de 2022. Ajustado para variações sazonais, o superávit comercial de março foi de 17 bilhões de euros, ante um déficit de 200 milhões de euros no mês antes.

O resultado melhor da balança comercial líquida no primeiro trimestre decorreu principalmente do aumento das exportações de máquinas, veículos e produtos químicos e da queda nas importações de energia.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário