BCs perderam certo grau de confiança, diz Makhlouf, do BCE

Publicado em 16/05/2023 09:05

Logotipo Reuters

DUBLIN (Reuters) - Bancos centrais em todo o mundo perderam um certo grau de confiança e precisam reconstruí-la, explicando sua tomada de decisão a um público mais amplo e não apenas aos mercados financeiros, disse nesta terça-feira o membro da diretoria do Banco Central Europeu Gabriel Makhlouf.    

Os principais bancos centrais têm aumentado agressivamente as taxas de juros para conter a inflação, que permanece persistente. Somente o BCE elevou as taxas em um total de 3,75 pontos percentuais desde julho e os economistas preveem mais ajustes de 0,25 ponto em cada uma de suas próximas duas reuniões.    Makhlouf, presidente do banco central da Irlanda, disse que o BCE tem a obrigação de falar com a comunidade em geral e que, como em outros lugares, havia perdido um pouco de confiança.    

Com a expectativa de inflação acima da meta do BCE até pelo menos 2025, consumidores e investidores começaram a esperar um crescimento de preço de longo prazo acima de 2%, indicando perda de confiança na capacidade do BCE de controlar a inflação. Isso, por sua vez, poderia aumentar as demandas salariais, criando potencialmente uma espiral preços-salários difícil de domar.    

"Acho que perdemos um certo grau de confiança... (e isso afeta) o que acho que deveríamos fazer com nossa tomada de decisão, que deveríamos explicar para mais pessoas", disse Makhlouf em uma conferência no banco central irlandês.    (Por Padraic Halpin)   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário