Legado de Powell é testado por inflação, crise bancária e nova dinâmica do Fed

Publicado em 16/05/2023 11:43

Logotipo Reuters

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que navegou por uma Casa Branca combativa e uma pandemia em seus primeiros anos como chefe do banco central dos Estados Unidos, está enfrentando um capítulo crítico em sua liderança com uma batalha contra a inflação ainda não resolvida, preocupações com recessão generalizada e críticas à supervisão do Fed sobre o setor financeiro.

Em certo nível, a nomeação do presidente Joe Biden na semana passada de um membro relativamente novo da diretoria do Fed para se tornar vice-chair do banco central parece um voto de confiança em Powell, que foi elevado ao cargo principal pelo ex-presidente Donald Trump, recebeu um segundo mandato de Biden e agora é uma figura sênior com mais de uma década no Fed.

No entanto, também representa um teste para a administração do dirigente do banco central de 70 anos, enquanto ele enfrenta decisões difíceis sobre a direção da taxa de juros, os índices de aprovação pública mais baixos de qualquer chefe recente do Fed e um pedido incomum de dentro para uma revisão externa da supervisão do Fed.

É um período que determinará se Powell será lembrado como o líder do Fed que domou a inflação sem recessão e manteve intacto um sistema financeiro estressado, ou como aquele que perdeu o controle dos preços e recorreu a taxas punitivas para recuperá-lo.

"Powell e seus colegas estão atualmente em um espaço com enormes implicações para 2024", à medida que tentam conter a inflação sem causar uma recessão e aumento do desemprego antes das eleições presidenciais, disse Peter Conti-Brown, historiador do Fed e professor associado na Escola de Wharton da Universidade da Pensilvânia.

O humor em relação ao banco central entre os parlamentares dos EUA será testado esta semana, quando o vice-presidente do Fed para supervisão, Michael Barr, comparecer a comitês do Congresso na terça e quinta-feiras. O inspetor-geral do Fed enfrentará uma audiência separada na quarta-feira sobre "Fortalecimento da responsabilidade no Federal Reserve". Powell fará comentários em uma conferência do Fed na sexta-feira.

AVALIAÇÕES BAIXAS

A opinião pública sobre Powell, entretanto, parece ter azedado.

Quando assumiu o Fed em 2018, ele prometeu uma abordagem franca e fez mudanças que tentaram elevar os interesses dos trabalhadores. Advogado de Wall Street e executivo de private equity durante grande parte de sua carreira, Powell costuma abrir entrevistas coletivas dizendo que deseja políticas do Fed "que beneficiem a todos".

Após o pior crescimento da inflação em 40 anos, os aumentos vertiginosos dos juros que se seguiram e uma série de falências de bancos de alto perfil, uma pesquisa recente do Gallup mostrou a confiança em Powell na marca mais baixa de qualquer chefe do Fed desde que a pergunta foi feita pela primeira vez em 2001.

Tem havido apelos bipartidários para uma supervisão externa mais rígida do Fed e críticas crescentes, algumas delas de dentro do Fed, algo incomum para uma instituição que trabalha por consenso e preserva sua independência.

A diretora do Fed Michelle Bowman classificou na sexta-feira uma revisão recente do Fed sobre a falência do Silicon Valley Bank de "limitada" e argumentou que o banco central precisava de "uma terceira parte independente...para entender completamente" por que o banco com sede em Santa Clara, na Califórnia, quebrou.

Historiadores do Fed disseram que o pedido de uma autoridade em exercício para uma revisão externa é raro, senão sem precedentes, e sugere que o debate sobre a supervisão bancária pode ser demorado.

“Uma revisão externa certamente prolongaria e potencialmente complicaria os próximos passos do Fed em lidar com seu desempenho regulatório e de supervisão”, disse Sarah Binder, historiadora do Fed e professora da Universidade George Washington na capital dos EUA.

(Reportagem adicional de Ann Saphir)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário