Mercado acionário europeu tem queda com Embracer na lanterna

Publicado em 16/05/2023 14:10

Logotipo Reuters

Por Ankika Biswas e Sruthi Shankar

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta terça-feira, com o tombo da empresa sueca de jogos Embracer após alertar sobre o balanço do ano, enquanto dados de vendas no varejo dos Estados Unidos e as previsões fracas da varejista Home Depot alimentaram preocupações sobre os gastos do consumidor.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,42%, a 464,70 pontos, com o setor varejista com o pior desempenho.

A Home Depot, a maior rede de reformas domésticas dos EUA, cortou sua perspectiva de vendas anuais e projetou um declínio mais acentuado do que o esperado no lucro, enquanto dados mostraram que as vendas no varejo dos EUA em abril aumentaram pela metade do ritmo das expectativas do mercado.

Enquanto isso, o nervosismo sobre o impasse do teto da dívida dos EUA, bem como a retórica agressiva das autoridades do Banco Central Europeu (BCE), pesaram sobre o sentimento dos investidores nas últimas semanas, o que ofuscou uma temporada de balanços positivos das empresas europeias.

O BCE aumentará os juros básicos em 0,25 ponto percentual em cada uma das próximas duas reuniões, segundo economistas consultados pela Reuters, muitos dos quais também disseram que o maior risco é que os custos de empréstimos possam subir ainda mais no futuro.

As montadoras também caíram 0,9% depois que dados fracos da China alimentaram preocupações sobre uma desaceleração econômica.

Entre as ações individuais, o Embracer Group despencou 15,9%, para a lanterna do STOXX 600, ao reduzir sua projeção de Ebit ajustado para o ano inteiro.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,34%, a 7.751,08 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,12%, a 15.897,93 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,16%, a 7.406,01 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,17%, a 27.198,87 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,11%, a 9.191,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,31%, a 6.113,80 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário