Governo Biden anuncia US$ 11 bi para projetos rurais de energia limpa

Publicado em 17/05/2023 07:14

Logotipo Reuters

Por Leah Douglas

WASHINGTON (Reuters) - Cooperativas elétricas rurais, serviços públicos e outros fornecedores de energia em breve poderão solicitar quase 11 bilhões de dólares em doações e empréstimos para projetos de energia limpa, financiados pela Lei de Redução da Inflação de 430 bilhões de dólares, sancionada em agosto passado, disse o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira.

A expansão da energia limpa para as comunidades rurais é fundamental para atingir a meta do governo de zero emissões líquidas até 2050, disseram autoridades a jornalistas em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

"Este é um dia emocionante e histórico e continua um esforço contínuo para garantir que a América rural participe plenamente da economia de energia limpa", disse o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, na teleconferência.

As cooperativas elétricas rurais poderão solicitar a partir de 31 de julho 9,7 bilhões de dólares em doações para a implantação de sistemas de energia renovável, emissão zero e captura de carbono, informou o Departamento de Agricultura (USDA).

Desenvolvedores de energia renovável e provedores de serviços elétricos, como concessionárias municipais, poderão solicitar a partir de 30 de junho outros 1 bilhão de dólares em empréstimos parcialmente perdoáveis, para financiar projetos de energia eólica, solar, geotérmica, de biomassa e outros projetos de energia renovável, disse o USDA.

Em um evento na Casa Branca nesta terça-feira para marcar o investimento, a senadora Debbie Stabenow, de Michigan, presidente do Comitê de Agricultura do Senado, disse que os fundos eram "uma parte importante de como nos comprometemos com a América rural".

"Trata-se de dizer às pessoas da zona rural da América que queremos que você fique lá, queremos que seus filhos voltem para casa e tenham uma vida de qualidade lá", disse.

(Reportagem de Leah Douglas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário