BCE analisa medidas adicionais para enfrentar riscos de depósitos bancários

Publicado em 19/05/2023 08:34

Logotipo Reuters

MILÃO (Reuters) - O Banco Central Europeu está avaliando se os requisitos personalizados para credores individuais podem ajudar a lidar com os riscos decorrentes para aqueles que detêm grandes quantias de depósitos não segurados, mostrou um documento.

Um documento de trabalho preparado pelos supervisores do BCE para a reunião desta semana dos ministros das Finanças da zona do euro disse que as recentes falências bancárias mostram que "é preciso prestar mais atenção às perspectivas de risco de liquidez e financiamento do setor, à medida que a política monetária muda para um novo regime".

O BCE disse que está trabalhando ativamente com outros supervisores globais para entender quais lições podem ser aprendidas com a turbulência bancária.

"Pode ser benéfico explorar como fatores como alta concentração de depósitos e uma dependência predominante de depósitos não segurados podem ser tratados na estrutura do Pilar 2", afirmou.

A estrutura do Pilar 2 é um processo de supervisão destinado a garantir que cada credor tenha capital adequado e participações em ativos líquidos com base em seu perfil de risco específico.

O BCE pode impor requisitos adicionais de capital e liquidez, se assim o entender. Ele usaria os requisitos de liquidez para lidar com os riscos de liquidez.

(Reportagem de Valentina Za)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário