Reuters: Governo precisa dialogar com quem pensa diferente e melhorar relacionamento interno, diz Lira
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na segunda-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa dialogar com um Congresso que pensa diferente e reforçar a união interna de forma a enfrentar os atuais desgastes na articulação política.
Em entrevista à GloboNews veiculada na noite de segunda, Lira disse que "o governo tem que se preparar para conviver com quem pensa diferente, dialogar com quem pensa diferente", sublinhando um Legislativo de perfil conservador e mais liberal.
Lira disse ter apresentado ao governo suas preocupações com possível "perda de combustível" nas articulações políticas no Congresso, conforme bancadas da oposição ficam mais resistentes a votar a favor de projetos apoiados pelo Executivo.
Ainda assim, ele afirmou que "a Câmara dos Deputados não foi obstáculo para nenhuma votação do governo... não há uma dificuldade que a Câmara dos Deputados tenha imposto ao governo em matérias que são essenciais para o Estado".
Apontando para aparentes desgastes internos no governo, o chefe da Câmara afirmou que o "fato de o presidente Lula não ter explicitado até hoje se é candidato à reeleição ou não gera... muitos pré-candidatos dentro do PT e isso não ajuda na administração do governo, porque há uma aparente dificuldade de relacionamento".
A tensão entre Lira e o Planalto aumentou recentemente, em meio ao processo de votação da medida provisória de reestruturação dos ministérios e à operação da Polícia Federal que atingiu aliados diretos do presidente da Câmara em Alagoas.
Na entrevista de segunda-feira, Lira disse que o desenho inicial almejado por Lula para a Esplanada dos Ministérios "não teve o rendimento esperado por parte do governo", e comentou a possibilidade de troca na pasta do Turismo, dizendo acreditar que o governo "busca alternativas".
O partido União Brasil teria interesse em colocar o deputado Celso Sabino (PA) no ministério, já que o grupo político da atual ministra, Daniela Carneiro, rompeu com a legenda.
"É muito difícil o presidente da Câmara ficar arbitrando quem é melhor e quem é pior... Um ou outro, para mim atenderia muito bem. Esta questão é uma questão interna do União Brasil", disse Lira em resposta a pergunta sobre possível substituição de Daniela Carneiro.
"A nossa função é esperar que o governo acerte, que consiga coordenar essas alterações", completou o presidente da Câmara.
(Por Luana Maria Benedito)
0 comentário
Ceron diz que parte dos Estados pediu até 2ª-feira para decidir sobre subvenção ao diesel importado
Ações caem nos EUA e Dow confirma território de correção, conforme tensões no Oriente Médio se arrastam
Dólar tem leve baixa em meio a fluxo para o Brasil e esperança de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em baixa, mas acumula ganho semanal
Moraes limita compartilhamento de dados financeiros do Coaf
EUA finalizam cotas de mistura de biocombustíveis para 2026/27