IGP-DI tem nova queda em junho e deflação em 12 meses supera 7% em recorde da série
![]()
Por Luana Maria Benedito
(Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma quarta queda consecutiva em junho, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), acumulando em 12 meses a maior deflação já registrada na série, de mais de 7%.
O IGP-DI caiu 1,45% no mês passado, desacelerando o ritmo de queda ante baixa de 2,33% vista em maio, acumulando recuo de 7,44% em 12 meses --o mais intenso desde que esse dado começou a ser registrado, em 1998.
Economistas consultados pela Reuters esperavam queda de 1,37% do IGP-DI em junho.
No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, caiu 2,13%, um arrefecimento do ritmo de perdas na comparação com a deflação de 3,37% registrada no mês anterior.
“Quedas menos intensas registradas nos preços do milho (de -16,85% para -11,75%) e da soja (de -7,71% para -3,61%) contiveram a deflação ao produtor", explicou André Braz, coordenador dos índices de preços.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-DI, caiu 0,10% em junho, após mostrar variação positiva de 0,08% em maio.
"No IPC, o bom comportamento dos preços dos alimentos, que caíram 0,36%, e a redução dos impostos para veículos zero km, cujos preços recuaram 5,47%, abriram espaço para que os preços ao consumidor caíssem", explicou Braz.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta para 0,71% em junho, ante 0,59% no mês anterior.
A inflação no Brasil tem mostrado sinais de arrefecimento, de acordo com dados recentes, o que elevou a perspectiva de que o Banco Central começará em breve a cortar a taxa de juros Selic, atualmente em 13,75%.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.
0 comentário
Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed