Kremlin diz que status legal de Wagner precisa ser revisto
![]()
(Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que o status do grupo mercenário privado Wagner precisa ser "considerado", um dia depois que o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o grupo não tinha base legal.
Putin disse a um repórter do jornal Kommersant na quinta-feira que Wagner, que realizou um breve motim armado no mês passado, "não existe" no sentido legal porque não há lei na Rússia relativa a empresas militares privadas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou a repórteres que a situação de empresas como Wagner era "bastante complicada" e precisava ser estudada.
Questionado se é provável que haja nova legislação sobre o status de companhias militares privadas, ele disse: "Esta questão será pelo menos considerada".
Wagner travou as batalhas mais ferozes da guerra na Ucrânia pela Rússia, mas a incerteza cercou seu destino e o de seu líder, Yevgeny Prigozhin, desde o motim do mês passado, quando assumiu o controle de uma cidade do sul e avançou em direção a Moscou.
O Ministério da Defesa disse esta semana que Wagner estava concluindo a transferência de suas armas para o Exército regular sob o acordo com o Kremlin que pôs fim ao motim.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
JBS tem prejuízo no 2º tri com impacto de maior oferta de frango e despesas não recorrentes
Esperanças de acordo sobre Estreito de Ormuz se esvaem enquanto Trump exige indenizações do Irã
Dólar fecha em alta no Brasil com Oriente Médio no radar
Ibovespa tem declínio modesto com NY; petrolíferas sobem
EUA removeram minas do Estreito de Ormuz, diz Trump
Taxas dos DIs sobem com alta do petróleo e cautela antes de indicadores de inflação