Economia da Alemanha pode ter leve contração em 2023, diz FMI
![]()
BERLIM (Reuters) - A produção econômica da Alemanha pode encolher ligeiramente este ano devido ao choque do preço da energia e ao aperto nas condições financeiras, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta segunda-feira.
A expectativa é de que o Produto Interno Bruto recupere gradualmente o ímpeto em 2024 e 2025, à medida que os efeitos defasados do aperto monetário se dissipam gradualmente e a economia se ajusta ao choque de energia, disse o FMI em seu relatório para a Alemanha.
No médio prazo, o crescimento médio do PIB deve ir abaixo de 1% devido à aceleração dos problemas causados pelo envelhecimento da população e à falta de aumentos significativos na produtividade.
A inflação deve continuar caindo em meio ao abrandamento dos preços da energia e ao aperto da política fiscal, mas o núcleo da inflação pode cair mais lentamente do que a inflação geral devido ao aumento das pressões salariais e ao tempo que leva para os preços globais mais baixos das commodities influenciarem o núcleo da inflação, disse o FMI.
A incerteza é extraordinariamente alta, com riscos substanciais em ambas as direções, que no geral são inclinadas para baixo para o crescimento, alertou o FMI em seu relatório.
"A incerteza em torno da persistência do núcleo da inflação é especialmente alta, já que um rápido aumento do núcleo da inflação para seus níveis atuais não é observado na Alemanha ou na maioria das outras economias avançadas há décadas", disse o FMI.
(Reportagem de Maria Martinez)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron