Alta de juros na próxima semana seria suficiente, diz autoridade do BCE à CGTN
![]()
ATENAS (Reuters) - Outro aumento da taxa de juros de 0,25 ponto percentual pelo Banco Central Europeu (BCE) deve ser suficiente e um aperto monetário adicional pode prejudicar a economia, disse Yannis Stournaras, membro do Conselho de Administração do BCE, em entrevista à CGTN Europe nesta quarta-feira.
O BCE elevou as taxas de juros para seu nível mais alto em 22 anos em sua reunião de 14 a 15 de junho e disse que um nono aumento consecutivo estava praticamente garantido em julho, pois previu que a inflação permanecerá acima de sua meta de 2% até o final de 2025.
"Podemos ter mais um movimento na próxima semana de 0,25 ponto percentual, mas não tenho certeza de que iremos além disso", afirmou Stournaras, que também é chefe do banco central grego. "Vamos parar por aí. Acho que essa é a minha opinião", disse ele à emissora, que faz parte da China Global Television Network.
Questionado sobre qual argumento apoiaria acabar com os incrementos da taxa de depósito em vez de ir mais longe, Stournaras disse que é "o argumento de que a inflação está em queda e descobrimos que estamos no ponto específico em que novos aumentos de juros podem prejudicar a economia."
Operadores e analistas esperam que o BCE eleve sua taxa de referência em 0,25 ponto percentual, para 3,75%, na próxima reunião em 27 de julho.
(Por Lefteris Papadimas)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC