BC do Japão discutirá permitir que juros de longo prazo subam acima do limite de 0,5%, diz Nikkei
![]()
TÓQUIO (Reuters) - O Banco do Japão discutirá permitir que as taxas de juros de longo prazo subam acima de seu limite de 0,5% até certo ponto na sexta-feira, quando concluir uma revisão de juros de dois dias, informou o jornal Nikkei.
A medida teria como objetivo corrigir as distorções causadas nos mercados pela forte compra de títulos pelo banco central japonês, disse o jornal.
Sob o controle da curva de rendimento, o banco central orienta o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0% e define uma faixa de tolerância de 0,5% acima e abaixo dessa meta.
Sob a nova ideia a ser proposta na reunião, o banco central manteria o limite de 0,5%, mas permitiria que o rendimento do título de 10 anos subisse acima desse nível, a depender dos movimentos do mercado, disse o Nikkei sem citar fontes.
O banco central provavelmente implementará medidas para garantir que possa evitar aumentos abruptos nas taxas de juros de longo prazo, disse o jornal.
Fontes disseram à Reuters que o banco central provavelmente manterá o controle da curva de rendimento, mas pode debater a possibilidade de fazer pequenos ajustes na política monetária se achar que o custo supera os benefícios.
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair