Ações europeias caem após fabricantes de chips devolverem ganhos e com problemas econômicos
![]()
Por Ankika Biswas e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias fecharam no vermelho nesta quinta-feira, com os ganhos iniciais dos fabricantes de chips perdendo força e as mineradoras interrompendo três dias de alta, uma vez que as preocupações com qualquer desaceleração econômica mantinha os investidores em alerta.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,41%, a 451,57 pontos, revertendo um salto de mais de 1% registrado durante o dia.
O índice do setor de tecnologia chegou a avançar quase 2%, atingindo um pico em duas semanas, depois que a fabricante de chips mais valiosa do mundo, a Nvidia <NVDA.O >, divulgou uma previsão forte de receita trimestral e um programa de recompra de ações, mas perdeu os ganhos ao longo do dia, fechando em queda de 2,4%.
De fato, foi o pior desempenho entre os índices setoriais.
Fabricantes de chips europeias como Infineon, Siltronic, Temenos, AMS Osram, VAT, ASML Holding, ASM International e BE Semiconductor perderam entre 1,3% e 6,3%.
Pesam sobre o desempenho do STOXX 600 preocupações com o enfraquecimento das perspectivas econômicas da zona do euro e do principal importador, a China, e temores de que as taxas de juros permaneçam altas por mais tempo.
Todas as atenções estarão voltadas para os comentários da presidente do Banco central Europeu, Christine Lagarde, e do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, na sexta-feira, no Simpósio de Jackson Hole.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,18%, a 7.333,63 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,68%, a 15.621,49 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,44%, a 7.214,46 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,57%, a 28.072,12 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,10%, a 9.324,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,74%, a 6.064,81 pontos.
0 comentário
Marinha do Irã afirma ter “controle total” sobre Estreito de Ormuz
Ibovespa amplia série de altas com ajuda da Petrobras, apesar de Warsh
Trump promete medida para acabar com "monopólio nocivo" no setor de processamento de alimentos
Irã apela a países que não apliquem novas sanções dos EUA; mediadores se concentram na reabertura de Ormuz
BC avalia travas para conter endividamento das famílias antes de teto para comprometimento da renda
Brasil abre menos vagas formais de trabalho do que o esperado em julho, com menor saldo mensal do ano