Zelenskiy afirma que Putin matou chefe mercenário Prigozhin
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta sexta-feira que o líder russo, Vladimir Putin, está por trás da morte do chefe mercenário Yevgeny Prigozhin, que morreu em uma queda de avião inexplicável com seus principais aliados no mês passado.
Zelenskiy, que não forneceu nenhuma evidência para sustentar sua afirmação, fez o comentário em uma conferência em Kiev, quando lhe foi feita uma pergunta sobre o presidente russo.
"O fato de ele ter matado Prigozhin - pelo menos essa é a informação que todos nós temos, e não qualquer outro tipo - também demonstra sua racionalidade e o fato de ele ser fraco", disse Zelenskiy.
O Kremlin afirma que todas as possíveis causas do acidente serão investigadas, inclusive a possibilidade de crime. Chamou de "mentira absoluta" a sugestão de que Putin ordenou a morte de Prigozhin e seus homens.
Prigozhin liderou em junho um breve motim na Rússia que representou o maior desafio ao governo de Putin desde que ele chegou ao poder em 1999. Isso levou o chefe do Kremlin a acusar seus autores de "traição" e "punhalada nas costas".
Muitos críticos de Putin morreram em circunstâncias pouco claras durante seus 23 anos no poder, ou escaparam da morte por pouco.
(Reportagem de Dan Peleschuk)
0 comentário
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Indonésia assina acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática liderada pela Rússia
Ibovespa abre estável com baixa liquidez devido ao Natal
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa