Zelenskiy afirma que Putin matou chefe mercenário Prigozhin
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta sexta-feira que o líder russo, Vladimir Putin, está por trás da morte do chefe mercenário Yevgeny Prigozhin, que morreu em uma queda de avião inexplicável com seus principais aliados no mês passado.
Zelenskiy, que não forneceu nenhuma evidência para sustentar sua afirmação, fez o comentário em uma conferência em Kiev, quando lhe foi feita uma pergunta sobre o presidente russo.
"O fato de ele ter matado Prigozhin - pelo menos essa é a informação que todos nós temos, e não qualquer outro tipo - também demonstra sua racionalidade e o fato de ele ser fraco", disse Zelenskiy.
O Kremlin afirma que todas as possíveis causas do acidente serão investigadas, inclusive a possibilidade de crime. Chamou de "mentira absoluta" a sugestão de que Putin ordenou a morte de Prigozhin e seus homens.
Prigozhin liderou em junho um breve motim na Rússia que representou o maior desafio ao governo de Putin desde que ele chegou ao poder em 1999. Isso levou o chefe do Kremlin a acusar seus autores de "traição" e "punhalada nas costas".
Muitos críticos de Putin morreram em circunstâncias pouco claras durante seus 23 anos no poder, ou escaparam da morte por pouco.
(Reportagem de Dan Peleschuk)
0 comentário
Trump diz que fará uma pausa nos ataques às usinas de energia do Irã e que as negociações estão indo "muito bem"
Wall Street cai com incerteza no Oriente Médio assustando os investidores
Dólar supera R$5,25 impulsionado por preocupações com a guerra
Ibovespa fecha em queda com dúvidas sobre desfecho no Oriente Médio
Taxas dos DIs têm altas firmes com IPCA-15 acima do esperado e cautela sobre a guerra
Galípolo cita "gordura" para BC analisar efeitos da guerra e diz que mercado entendeu "calibragem" da Selic