Lula diz que levará a demais membros do Mercosul possibilidade de acordo com Vietnã
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que é do interesse do Brasil realizar uma aproximação entre o Mercosul e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e afirmou que irá levar aos demais membros do bloco sul-americano a possibilidade de um acordo comercial com o Vietnã.
"Discutimos também o interesse do Vietnã de celebrar um acordo comercial com o Mercosul. Vou levar o tema a nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira", disse Lula em declaração à imprensa no âmbito de visita ao Brasil do primeiro-ministro vietnamita, Phạm Minh Chính
"Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão. É do nosso interesse aproximar o Mercosul da Asean", acrescentou Lula.
O premiê do Vietnã, que assinou uma série de acordos bilaterais durante a visita, disse ter esperança que "em breve" o Brasil irá reconhecer a situação de economia de mercado do Vietnã, o que disse ser "muito importante para promover os investimentos" no país.
(Por Lisandra Paraguassu)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde