Transferir pessoas gravemente doentes em Gaza é "sentença de morte", diz OMS
![]()
GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde disse nesta sexta-feira que as autoridades locais de saúde em Gaza informaram que é impossível retirar pacientes hospitalares vulneráveis do norte da Faixa de Gaza, depois que os militares israelenses pediram que os civis se mudem para o sul dentro de 24 horas.
"Há pessoas gravemente doentes, cujos ferimentos significam que sua única chance de sobrevivência é estar sob suporte de vida, como ventiladores mecânicos", disse o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic.
"Portanto, transportar essas pessoas é uma sentença de morte. Pedir aos profissionais de saúde que façam isso é muito cruel."
A OMS, que já havia alertado que os hospitais na Faixa de Gaza estavam em um ponto de colapso, disse que os hospitais no sul da Faixa de Gaza estavam superlotados, enquanto os dois principais hospitais no norte já haviam excedido sua capacidade combinada de 760 leitos.
"Os hospitais têm apenas algumas horas de eletricidade por dia, pois são forçados a racionar as reservas de combustível que estão se esgotando e dependem de geradores para manter as funções mais críticas", disse Jasarevic. "E mesmo essas funções terão que ser interrompidas em alguns dias, quando os estoques de combustível acabarem."
Jasarevic acrescentou que isso teria um impacto devastador sobre pessoas feridas que precisam de cirurgia, pacientes em unidades de terapia intensiva e recém-nascidos que dependem de incubadoras.
A Faixa de Gaza também está enfrentando uma escassez de bancos de sangue hospitalares e medicamentos, disse a OMS.
"O tempo está se esgotando para evitar uma catástrofe humanitária, se combustível, água, alimentos e suprimentos humanitários e de saúde que salvam vidas não puderem ser entregues com urgência à Faixa de Gaza em meio ao bloqueio total", afirmou Jasarevic.
(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)
((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS TR
1 comentário
Lula abre vantagem de 12,5 pontos sobre Flávio em eventual segundo turno, diz CNT/MDA
Zelenskiy diz que líderes do G7 discutiram novas sanções contra a Rússia
Ibovespa volta a trabalhar abaixo de 170 mil pontos com pressão de Petrobras
Trump diz que memorando de entendimento aponta claramente que Irã não terá arma nuclear
Rússia deveria firmar acordo de paz, diz Trump após reunião “muito boa” com Zelenskiy
Acordo entre EUA e Irã promete fim da guerra, mas ainda não está claro como isso vai funcionar
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Pois é...O Hamas, como governo dos Palestinos, (porque muitos dizem que não é grupo terrorista) pensou no "seu" povo antes de decidir atacar Israel e consumar essa matança horrenda? O Hamas sabia das consequências que seus atos iriam gerar. Mesmo assim os consumou. O Hamas governa a Palestina ou é um grupo terrorista?