Inflação da zona do euro cai para nível mais baixo em mais de 2 anos
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro caiu para seu nível mais baixo em mais de dois anos em outubro, uma vez que os preços de energia caíram e as altas taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central Europeu reduziram a demanda, segundo uma leitura preliminar divulgada nesta terça-feira.
Os dados parecem provavelmente consolidar a visão do mercado de que o BCE não vai mais aumentar os juros como parte de sua luta contra a alta inflação, que foi apoiada por combustíveis mais caros, interrupções no fornecimento e uma recuperação na demanda após a pandemia de Covid-19.
Os preços cresceram 2,9% em termos anuais em outubro, o ritmo mais lento desde julho de 2021, ante 4,3% no mês anterior, de acordo com a estimativa preliminar da Eurostat.
Uma medida de inflação que exclui energia, alimentos, álcool e tabaco também diminuiu --de 4,5% para 4,2%, o nível mais baixo desde julho de 2022. Essa medida é vista pelo BCE como um reflexo mais preciso da tendência subjacente.
Todos os componentes da cesta de inflação registraram aumentos menores do que no mês anterior, embora a desaceleração tenha sido mínima nos serviços, de 4,7% para 4,6%, provavelmente como resultado do aumento dos salários.
Embora a inflação ainda esteja relativamente longe da meta de 2% do BCE, as leituras desta terça-feira provavelmente fortaleceram a crença do banco central de que ela cairá lentamente para sua meta até 2025.
(Por Francesco Canepa)
0 comentário
Autoridade do estreito recém-criada pelo Irã divulga "zona marítima controlada" em Ormuz
Ibovespa fecha em alta em dia de recuperação com apoio do cenário externo
Dólar cai para perto de R$5,00 com expectativa de acordo entre Irã e EUA
Erdogan, da Turquia, diz a Trump que problemas com o Irã podem ser resolvidos
Trump diz que está disposto a esperar alguns dias para conseguir "resposta certa" do Irã
Ata do Fed mostra mais membros prontos para preparar terreno para aumento de juros