Preços ao consumidor da China voltam a cair à medida que a recuperação oscila

Publicado em 09/11/2023 07:41

Logotipo Reuters

PEQUIM (Reuters) -Os preços ao consumidor da China caíram em outubro, à medida que os principais indicadores da demanda interna apontavam para uma fraqueza não vista desde a pandemia, enquanto a deflação nas fábricas se aprofundava, lançando dúvidas sobre as chances de uma recuperação econômica ampla.

O índice de preços ao consumidor (IPC) caiu 0,2% em outubro em relação ao ano anterior e caiu 0,1% em relação a setembro, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) na quinta-feira.

As quedas superaram a queda média anual de 0,1% e a leitura mensal estável prevista em uma pesquisa da Reuters. Ambos os indicadores foram negativos pela última vez ao mesmo tempo em Novembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19.

O número principal foi prejudicado por uma nova queda nos preços da carne suína, que caiu 30,1%, acelerando a partir de uma queda de 22% em setembro, em meio a um excesso de oferta de suínos e uma demanda fraca.

No entanto, mesmo a inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e dos combustíveis, abrandou para 0,6% em Outubro, face aos 0,8% em Setembro, apontando para a batalha contínua da China com as forças desinflacionistas e para o risco de falhar novamente a meta de inflação global do governo para o ano inteiro, fixada em cerca de 3%.

Os preços no consumidor entraram em deflação em Julho e regressaram a território positivo em Agosto, mas permaneceram estáveis ​​em Setembro. A deflação industrial persistiu pelo 13º mês consecutivo em outubro.

Combinados com outros indicadores económicos, os dados do quarto trimestre até agora sugerem que uma recuperação significativa na segunda maior economia do mundo permanece indefinida.

“Os dados mostram que o combate à desinflação persistente num contexto de fraca procura continua a ser um desafio para os decisores políticos chineses”, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle.

“São necessárias uma combinação de políticas apropriada e mais medidas de apoio para evitar que a economia sofra uma tendência descendente nas expectativas de inflação que poderia ameaçar a confiança das empresas e os gastos das famílias.”

Na comparação mensal, o IPC caiu 0,1%, em comparação com um ganho de 0,2% em setembro.

O índice de preços ao produtor (IPP) caiu 2,6% em relação ao ano anterior, contra uma queda de 2,5% em setembro. Os economistas previam uma queda de 2,7% em outubro.

As autoridades minimizaram repetidamente os riscos.

“Não há deflação na China e não haverá deflação no futuro”, disse um funcionário do departamento de estatísticas em Agosto.

Pequim tem vindo a intensificar medidas para apoiar a economia em geral, incluindo 1 bilião de yuans (137,43 mil milhões de dólares) em emissão de obrigações soberanas e uma medida para permitir que os governos locais antecipem parte das suas quotas de obrigações para 2024.

Mas uma crise imobiliária, os riscos da dívida local e a divergência política com o Ocidente complicam o processo de recuperação.

Os indicadores recentes da economia têm sido mistos.

As importações da China cresceram inesperadamente em Outubro, enquanto as exportações contraíram a um ritmo mais rápido. Entretanto, o índice oficial de gestores de compras mostrou uma contração inesperada da atividade fabril e uma desaceleração da atividade nos serviços no mês passado.

A China também registou o seu primeiro défice trimestral em investimento directo estrangeiro (IDE), sublinhando a pressão de saída de capitais na sequência das medidas de “redução de risco” dos governos ocidentais.

“Esperamos que a economia da China cresça 5,0% em 2023, de acordo com a meta definida pelas autoridades, seguida de um crescimento de 4,0% em 2024 e 2025”, afirmou a Moody's na quinta-feira.

“No entanto, vemos riscos negativos para a tendência de crescimento da China devido a fatores estruturais.”

Reportando Liangping Gao, Ella Cao e Ryan Woo; Edição de Sam Holmes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário