Congresso derruba veto à desoneração da folha em derrota já esperada pelo governo
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional votou nesta quinta-feira pela derrubada do veto presidencial a projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, derrota já "contabilizada" pelo governo federal, apesar das tentativas de se chegar a um acordo.
Definida no Senado por 60 votos a 13 e na Câmara dos Deputados por 378 a 78, a rejeição do veto dificulta os esforços do governo para incrementar a arrecadação federal e sua intenção de cumprir a meta fiscal de déficit primário zero em 2024.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a negociar uma alternativa à desoneração, mas não conseguiu firmar um acordo para evitar a derrubada do veto.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que o Executivo seguirá estudando soluções para o assunto.
O projeto, que teve sua tramitação no Legislativo concluída no fim de outubro, havia sido integralmente vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob o argumento de que a proposta é inconstitucional e contraria o interesse público.
A decisão do Congresso segue à promulgação. Caso o veto fosse mantido, a desoneração da folha de pagamentos seria encerrada em 31 de dezembro deste ano.
1 comentário
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Eta governo que só pensa em arrecadar. Economiza,poh! Como é que esse país vai crescer se o governo só pensa em tirar do povo (sim! é o povo que paga os impostos, se alguém ainda não sabe!) e não investe nada, só gasta. Venda as estatais que só dão prejuízo.
Governo apenas arrecada e distribuí , não produz Nada.., apenas isso.., também, olha a equipe , time , que está à frente da administração...kkk, rir pra não chorar...
A taxa de risco país para se investir na Ucrânia, é menor do que na Argentina. Pois o governo Peronista Populista da Argentina, cobrava muito imposto de quem gerava riqueza, para favorecer ou gastar, com os vários segmentos parasitas, que só consomem, e nada produzem. Igual a um certo país, que também esta caminhando, para isso.
Com certeza Adilson esse certo país é o nosso Brasil que está caminhando para o caus a passos largos com esses ratos no poder que nada produzem e muito se reproduzem..