Heinze comemora aprovação de texto que autoriza barragens para irrigação em APPs

Publicado em 21/12/2023 13:13

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) celebrou, em pronunciamento na quarta-feira (20), a aprovação de projeto que libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios (PL 1.282/2019). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

— Hoje entregamos ao Brasil um projeto muito importante sobre as águas. Nós perdemos no Rio Grande do Sul — especificamente em quatro anos, três secas — mais de R$ 100 bilhões, os produtores perderam, o estado perdeu, os municípios perderam, todo mundo perdeu. Neste instante, em que temos chuva no Rio Grande do Sul, tem seca no Norte e no Centro-Oeste do país, e esse projeto irá regular essa situação.

Heinze defendeu a ampliação da irrigação e afirmou que o projeto fará o Brasil "armazenar a água que sobra no inverno e falta no verão".

O senador destacou que o Rio Grande do Sul tem quase 12 mil açudes e barragens. Heinze também prestou homenagem ao gaúcho Geraldo Bernardo, "um alemão velho" de sua cidade, que "fez essa engenharia de trancar o rio Butuí, fazer a irrigação do Rio Uruguai e bombear água para cima".

— Esse rio especificamente existe até hoje, foi nos anos 60 que ele teve essa ideia [...]. O rio lá corre para cima, no verão, quando o rio seca, o rio Butuí é seco. São quase 30 quilômetros em que esse senhor fez esse projeto. Então, minha homenagem a ele e a tantos como ele que fizeram para nós termos uma agricultura sustentável no Brasil. Que nós possamos fazer esses barramentos, esses açudes nas APPs — afirmou Heinze.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário