Ações da China caem após BC deixar taxa de juros de médio prazo inalterada
![]()
XANGAI (Reuters) - As ações da China fecharam em leve baixa nesta segunda-feira, depois que o banco central surpreendeu os mercados ao deixar a taxa de juros inalterada ao rolar os empréstimos de médio prazo que estavam vencendo.
O Banco do Povo da China optou por aumentar as injeções de liquidez na operação. Ele manteve a taxa do instrumento de empréstimos de médio prazo (MLF) em 2,50%, mas injetou um montante líquido de 216 bilhões de iuanes (30,11 bilhões de dólares) de novos fundos no sistema bancário.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,1%, e o índice de Xangai ganhou 0,15%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve baixa de 0,17%.
Em uma pesquisa da Reuters com 35 participantes do mercado realizada na semana passada, 19, ou 54,3%, esperavam que o banco central cortasse a taxa MLF para ajudar a sustentar a economia.
"O banco central optou por manter a taxa, apesar da forte pressão da deflação. Isso provavelmente reflete suas preocupações com a lucratividade dos bancos", disseram analistas do ANZ em uma nota.
As ações de empresas de nova energia caíram 1,5%, e o setor de defesa perdeu 2,5%. As ações de empresas de turismo saltaram 2,7% com a temporada de inverno da China. Os gigantes da tecnologia listados em Hong Kong caíram 1,9%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,91%, a 35.901 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,17%, a 16.216 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,15%, a 2.886 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,10%, a 3.280 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,04%, a 2.525 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,19%, a 17.546 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,24%, a 3.199 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,03%, a 7.496 pontos.
0 comentário
Ações de China e Hong Kong registram maior queda em um ano em meio à guerra no Oriente Médio
Bessent, do Tesouro, diz que EUA têm "dinheiro de sobra" para guerra contra Irã
China promete comércio mais equilibrado e maior abertura da economia após superávit recorde
Solução para restrição de oferta de combustíveis é reajuste da Petrobras, dizem fontes do setor
Reino Unido aprova uso de bases britânicas pelos EUA para atacar locais de mísseis do Irã que têm como alvo navios
Dólar supera os R$5,30 em nova sessão de temores com a guerra no Oriente Médio