Petrobras reduz preço médio do querosene de aviação em 0,4%
![]()
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras reduziu o preço médio de venda do querosene de aviação (QAV) a distribuidoras em 0,4% a partir desta quinta-feira, ante o valor praticado em janeiro, informou a companhia em nota, em seu quarto corte mensal consecutivo.
A queda corresponderá a 0,014 real por litro, adicionou a empresa, que reajusta mensalmente os preços do QAV de acordo com fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.
O pequeno ajuste para fevereiro foi feito após a empresa reduzir o QAV em quase 10% em janeiro.
"Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV", ressaltou a empresa na nota.
Mais cedo, a empresa havia indicado redução de aproximadamente 0,6% no preço em algumas praças.
Paralelamente, foi cancelada uma reunião entre representantes do governo federal, Petrobras e de companhias aéreas, nesta quinta-feira, para discutir eventuais alterações nas condições do querosene de aviação (QAV) para o setor.
Em comentários a jornalistas no Palácio do Planalto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que "não podemos tratar questões das companhias aéreas só como questão de combustível".
"Temos que tratar considerando a natureza das empresas, a situação do setor aéreo e considerando principalmente a questão do preço das passagens no Brasil e a fórmula da composição de preço e o que representa o combustível nela", disse o ministro.
Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia está disposta a colaborar com o debate sobre a situação do setor aéreo no Brasil, mas que não vai baixar o preço com um "canetaço", segundo declaração dada na véspera para o jornal O Estado de S.Paulo.
A companhia informou que, nos últimos 12 meses, reduziu em cerca de 30,3% os seus preços de venda de QAV para as distribuidoras, o que corresponde a uma redução média de 1,59 real por litro em relação ao preço de fevereiro de 2023. A queda acumulada em 2024, por sua vez, já soma 10,2%.
A Petrobras vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo.
(Por Gabriel Araujo, em São Paulo, Lisandra Paraguassu, em Brasília, e Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)
0 comentário
Solução para restrição de oferta de combustíveis é reajuste da Petrobras, dizem fontes do setor
Reino Unido aprova uso de bases britânicas pelos EUA para atacar locais de mísseis do Irã que têm como alvo navios
Dólar supera os R$5,30 em nova sessão de temores com a guerra no Oriente Médio
Durigan prega continuidade de gestão Haddad e prevê avanços em sistema de crédito e produtividade
Ibovespa recua para mínima em 2 meses sem sinais de arrefecimento de guerra
Chefe de Energia do Catar diz ter alertado sobre perigos de provocar o Irã