Lula defende que Estado tem de garantir oportunidades a mais pobres, não atender "megaempresários"

Publicado em 07/02/2024 15:36

Logotipo Reuters

Por Fernando Cardoso e Maria Carolina Marcello

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira que o Estado tem a obrigação de garantir oportunidades para que as pessoas mais pobres também possam "vencer na vida", em vez de atender "megaempresários que só querem saber de pedir bilhões".

Em discurso na cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Parque Olímpico, Lula afirmou que deseja a compreensão dos setores mais altos da sociedade de que seu governo busca apenas "elevar" as pessoas mais pobres na escala social.

"Tem gente que não precisa do Estado. Mas tem muita gente que precisa e é para essa gente que o Estado tem que existir, disse Lula no Parque Olímpico.

"O Estado tem obrigação de garantir oportunidade para que todas as pessoas possam vencer na vida. Esse é o papel do Estado. Não é atender os megaempresários que cada vez que vão na Presidência só querem saber de pedir bilhões e bilhões e bilhões", acrescentou.

Depois, em evento de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, o petista insistiu na tecla de que os pobres não podem se contentar com produtos e serviços de baixa qualidade.

"Tem gente rica que pensa que a gente gosta de ser pobre. Tem gente que acha que a gente gosta de comer mal. Tem gente que acha que a gente gosta de ir na feira meio-dia porque as coisas já estão tudo apertada – os que vão cedo apertam o tomate, apertam a cebola, apertam tudo que é fruta, aperta até o ovo – e a gente que vai ao meio-dia só vai comprar o que já está muito apertado", disse o presidente.

Lula aproveitou para criticar a visão "equivocada" de encarar investimentos na área da educação como gastos, acrescentando que tal argumento desmoraliza o serviço público brasileiro.

"Sabe o que disseram para mim? 'Ah, Lula, mas você está dando dinheiro para esses vagabundos estudarem?'", disse o presidente, referindo-se ao programa federal "Pé-de-Meia", incentivo na modalidade de poupança destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes do ensino médio público.

"Não, eu não estou dando dinheiro para eles estudarem, eu não estou gastando. Eu estou investindo para tirar essa meninada da rua, da bala perdida, do narcotráfico, do crime organizado."

Defendeu, ainda, sua política de profissionalização de mão-de-obra para o mercado de trabalho.

"A gente pretende com isso atender o nosso povo para se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho. Não é aprender a lavar copo. Não é para aprender a lavar panela, não. É aprender profissão sofisticada, é entrar nessa loucura digital, aprender a produzir software, aprender a trabalhar com coisa chique para ganhar dinheiro e ajudar a sociedade."

(Por Fernando Cardoso, em São Paulo, e de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

    O Lula pode falar o que quiser. Nada do que fala acontece. Ele já falou até que a guerra da Ucrânia pode ser resolvida numa mesa de bar, tomando uma cervejinha. O mesmo Lula que fala a favor dos pobres não faz nada de produtivo para melhorar a vida deles. Nos seus primeiros mandatos, ele foi o responsável pela concentração (OLIGOPÓLIO) das indústrias frigoríficas que consomem milho e soja para produzir rações. Hoje basicamente são três empresas (JBS, BRF e MARFRIG). Essas três empresas controlam o mercado das carnes no Brasil. Consequência de que? Da política de Lula em seus primeiros mandatos! Lembram da POLÍTICA DAS EMPRESAS CAMPEÃS? Pois é! Esses tipos de políticas talvez o Lula (em sua imensa sabedoria) imagine que seriam a favor dos pobres!

    10
  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Quem sobe na Vida È quem levanta as 4hs da madrugada; Trata dos Animais , Suinos e Tira o Leite de Madrugada, e após Vai prá Roça .. como Nós Éramos Agricultores e Suinocultores, No Interior de Erechim ,Município , que em 1958; Mudamos para Xaxim SC, e em 1978; Chegamos em Sinop-MT,

    e Fomos os Primeiros Agricultores, à Cultivar Arroz no Inicio e após 2 anos Soja, Milho, Feijão Carioca Preto e Soja, e Aqui Iniciamos o Cultivo da Soja (primeira Safra e Segunda safra Milho), Já Éramos Revendedores deMáquinas Agrícolas em São Lourenço D"Oeste SC, e Aportamos em Sinop-MT, No Início dos anos 1980, Revendíamos Serrarias , para serrar as Itaubas, em que Serras deFitas ,não serravam a tal daItauba, e Iniciamos Revender as Pica-paus , para os Agricultores não desperdiçar a tal da Itaúba que até hoje é Muito valorizada. após essa Faze, em 1997 nos Tornamos :

    Concessionários dos Tratores e Máquinas Agrícolas da Massey Ferguson, e que até hoje atuamos em

    Concessionárias com lojas E m Sinop-MT, Matupá e Confreza em Estado de Mato Grosso, certamente ajudamos a fazer produzir , soja na prieira safra e Milho na Segunda, para correção do solo , que era Fraquíssimos , Representávamos a Revenda do Fosfato de Araxá, para Correção do fósforoe MicroNUtrientes da Nutriplant de Paulinia , e Adubos IAP, hoje em dia atuamos sòmente com

    tôdas as linha de máquinas,, para agricultura, pecuária, Irrigação,combate Incêndios , etc.

    Sòmente com corragem e determinação se alcança o Progresso , Produtivida e Confiânça de quem Alimenta parte do Brasil e do Mundo

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Matutando sobre as "coisas" que acontecem nesse BraZil de meu DEUS. Encontrei uma vereda, que acho mais plausível.

      Existe um código internacional para defini-la. É a "CID – F60"! Mas o que ela descreve?

      "O CID F60 indica distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais. Esses transtornos não são diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico".

      Será que podemos aplicar esse "conceito" nos personagens da "alta esfera" desse país?

      QUAL SERIA O REMÉDIO A SER RECEITADO?

      ACEITO PALPITES ...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! Só "dando uma mãozinha" ... Lá em cima está escrito: ... distúrbios graves da constituição caracterológica ...

      Traduzindo: defeito grave no caráter do indivíduo !!!

      1
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Que sirva de lição ao Agro Brasileiro a revolta dos produtores de alimentos da Europa contra as elites dominantes. Falta o Agro se dar conta do seu poder e cruzar os braços. Sem isso caminharemos para Democracia que permite que os ditos espertos governem os otários por meio da maioria de idiotas uteis que vivem do pão e circo. O que na verdade não é novidade, a história nos conta que o Império Romano mantinha seu povo quieto com pão, vinho e circo. As ruínas do coliseu fazem parte da história, onde as elites dominates jogavam seus adversários aos leões famintos e a plateia se deliciava.

      1
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      "Espertos governam os otários, por meio da maioria de idiotas úteis". Gerd Hans Schurt

      Na mosca Senhor Gerd, frase digna de anotação.

      1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Espertos = Mamadores deitados. Idiotas úteis = Alienados da Velha Mídia. Velha Mídia = Circo de Narrativas, Fake News, conjecturas, que fazem acreditar que a democracia de bananas, é algo maravilhoso.

      0
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      SR PAULO, perdi todas as esperanças de consertar o meio politico, acho que nao existem açoes suficientes-----POR ENQUANTO SO" CUIDO DA MINHA CONSTITUIÇAO TOMANDO VITAMINA D3 +K2 e esta' dando certo

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      PARABÉNS! SEO CARLO ... ESSA É MAIS UMA JOIA QUE O SENHOR NOS PRESENTEOU NO FALA PRODUTOR !!!

      0