Minério de ferro cai com aumento de estoques e margens fracas de siderúrgicas
![]()
PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, com os investidores adotando uma postura cautelosa após o aumento dos estoques e as margens fracas das siderúrgicas, que se opuseram às esperanças de recuperação da demanda na China, principal mercado consumidor do minério, após o feriado de uma semana do Ano Novo Lunar.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian reverteu a tendência do início da sessão e fechou com queda de 0,52%, a 951,5 iuanes (132,20 dólares) a tonelada.
O minério de ferro de referência para março na Bolsa de Cingapura caiu 2,91%, para 127,45 dólares a tonelada, em parte devido ao enfraquecimento das apostas de cortes antecipados nas taxas de juros dos EUA, em meio a preços mais fortes do que o esperado para o produtor norte-americano em janeiro.
O enfraquecimento do índice de referência de Cingapura ocorreu após uma alta de mais de 3% durante o feriado, quando as bolsas chinesas estavam fechadas.
"Uma queda tão acentuada dos preços está fora de minhas expectativas, já que pensávamos que os preços se consolidariam hoje; as quedas acentuadas no mercado de carvão podem ter afetado a confiança do mercado, arrastando para baixo os preços do minério também", disse Cheng Peng, da Sinosteel Futures.
O estoque de minério de ferro nos principais portos chineses pesquisados pela consultoria Mysteel aumentou 4% durante o feriado, chegando a 136,76 milhões de toneladas em 18 de fevereiro, enquanto a lucratividade entre as usinas pesquisadas caiu para 25,54%, a menor desde meados de novembro.
Os preços do minério de Dalian subiram no início do dia, impulsionados pela perspectiva de mais estímulos econômicos a serem lançados depois que o primeiro-ministro da China, Li Qiang, pediu no domingo que os departamentos do gabinete trabalhassem mais para aumentar a confiança e expectativas públicas, informou a mídia estatal.
Outros ingredientes siderúrgicos na Bolsa de Dalian também registraram perdas, uma vez que o sentimento foi azedado depois que algumas usinas siderúrgicas em Hebei, no norte da China, e Shandong, no leste da China, reduziram seus preços de aquisição de coque entre 100 e 110 iuanes por tonelada a partir de segunda-feira.
(Reportagem de Amy Lv e Andrew Hayley)
0 comentário
Solução para restrição de oferta de combustíveis é reajuste da Petrobras, dizem fontes do setor
Reino Unido aprova uso de bases britânicas pelos EUA para atacar locais de mísseis do Irã que têm como alvo navios
Dólar supera os R$5,30 em nova sessão de temores com a guerra no Oriente Médio
Durigan prega continuidade de gestão Haddad e prevê avanços em sistema de crédito e produtividade
Ibovespa recua para mínima em 2 meses sem sinais de arrefecimento de guerra
Chefe de Energia do Catar diz ter alertado sobre perigos de provocar o Irã