Deflação ao produtor se intensifica em IGP-DI cai 0,41% em fevereiro, mostra FGV
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou queda de 0,41% em fevereiro, depois de recuo de 0,27% no mês anterior, com uma deflação mais intensa nos preços ao produtor, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,30% em fevereiro, e o resultado do mês levou o índice a acumular em 12 meses deflação de 4,04%.
"O índice ao produtor apresentou uma nova queda, com um espectro mais amplo de itens influenciando esse movimento", explicou André Braz, coordenador dos índices de preços
No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, recuou 0,76%, de queda de 0,59% no mês anterior.
Destacam-se as variações em produtos como o minério de ferro, que passou de um aumento de 2,27% para uma redução de 4,94%; o milho, que foi de leve alta de 0,07% para queda de 5,27%; e o arroz, que havia subido 3,72% e em fevereiro caiu 4,18%.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) -- que responde por 30% do IGP-DI -- mostrou que a pressão aos consumidores diminuiu ao desacelerar a alta a 0,55% em fevereiro, de 0,61% em janeiro.
Educação, Leitura e Recreação passou de uma alta de 2,59% em janeiro para queda de 1,17% em fevereiro, enquanto o avanço dos preços de Alimentação desacelerou de 1,54% para 1,06%.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou desaceleração da alta a 0,13% em fevereiro, de 0,27% antes.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi