Dólar fecha acima de R$5 pela 1ª vez em mais de 4 meses com nervosismo antes de reuniões de BCs

Publicado em 18/03/2024 17:10

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar avançou nesta segunda-feira e fechou acima dos 5 reais pela primeira vez em cerca de quatro meses e meio, reflexo da maior cautela dos mercados antes da "Superquarta" de decisões de política monetária.

A moeda norte-americana à vista avançou 0,54%, a 5,0254 reais na venda. É a primeira vez que o dólar encerra um pregão acima da marca psicológica de 5 reais desde 31 de outubro de 2023, quando ficou em 5,0405 reais.

Operadores disseram que esse movimento acompanhou o avanço dos rendimentos dos títulos do governo norte-americano. Nesta tarde, o rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento -- subia 3 pontos base, a 4,334%.

"A semana é marcada pela cautela, com os investidores aguardando as decisões dos bancos centrais e monitorando os indicadores econômicos... a inflação nos EUA segue em alta, alimentando o receio de que o Fed possa manter os juros em níveis elevados por mais tempo", disse Diego Costa, chefe de câmbio para Norte e Nordeste da B&T Câmbio.

O encontro de política monetária do Federal Reserve se encerrará na quarta-feira, quando o banco central deve manter os juros, de acordo com previsões de mercado. Investidores ficarão atentos a pistas das autoridades do Fed sobre seus próximos passos, num momento em que agentes financeiros têm repensado o momento de um primeiro corte na taxa básica norte-americana.

Operadores adiaram as apostas sobre quando o Fed vai cortar os custos dos empréstimos principalmente depois que dados de inflação ao produtor e ao consumidor dos EUA surpreenderam para cima neste mês, o que tem dado impulso generalizado ao dólar.

No Brasil, o Banco Central também terminará seu encontro de política monetária na quarta-feira, com ampla expectativa de novo corte de 0,50 ponto percentual da Selic, a 10,75%, mas com dúvidas sobre se a autarquia manterá a orientação de manutenção desse ritmo de afrouxamento nas "próximas reuniões", mostrou pesquisa da Reuters com economistas.

"Olhando apenas a inflação, há espaço para o Copom seguir baixando os juros. No entanto, pode ser que os membros do Comitê resolvam adotar uma postura mais cautelosa devido à atividade econômica... Na prática, quer dizer que o comunicado e a ata podem retirar o plural ao falar dos próximos movimentos para os juros", disse a Levante Investimentos em relatório a clientes.

Mais cedo, dados do Banco Central mostraram que a atividade econômica iniciou 2024 com crescimento bem acima do esperado em janeiro, reforçando a visão de que a economia passa por um momento favorável mesmo que tenha desacelerado em relação ao final do ano passado.

(Por Luana Maria BeneditoEdição de Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário