Fraqueza de preços ao consumidor da China e a deflação ao produtor apontam para mais estímulos

Publicado em 11/04/2024 07:32

Logotipo Reuters

 

Por Joe Cash

PEQUIM (Reuters) - A inflação ao consumidor da China arrefeceu mais do que o esperado em março, enquanto a deflação dos preços ao produtor persistiu, mantendo a pressão sobre as autoridades para que adotem mais medidas de estímulo já que a demanda continua fraca.

Os preços ao consumidor aumentaram 0,1% em março em relação ao ano anterior, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas divulgados nesta quinta-feira, contra um aumento de 0,7% em fevereiro, que foi o primeiro avanço em seis meses, e expectativa de alta de 0,4% em pesquisa da Reuters.

Na comparação mensal, os preços ao consumidor caíram 1,0%, arrefecendo em relação à alta de 1% em fevereiro e pior do que a queda de 0,5% prevista pelos economistas.

O núcleo da inflação na base anual, excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, subiu 0,6% em março, de 1,2% em fevereiro.

Os dados sobre o período de janeiro a fevereiro e pesquisas de fábrica de março, que mostraram uma melhora na demanda, foram um alívio para as autoridades chinesas que buscavam estimular a fraca recuperação pós-Covid, mas economistas alertaram sobre as distorções do Ano Novo Lunar.

"Os efeitos sazonais definitivamente tiveram um papel importante - os preços dos alimentos subiram muito durante o Ano Novo Chinês em fevereiro e depois voltaram a cair", disse Xu Tianchen, economista sênior da Economist Intelligence Unit.

"De forma mais ampla, a questão do excesso de capacidade está repercutindo nos preços de uma forma que frustrará os esforços do Banco do Povo da China para reflacionar a economia", acrescentou Xu.

Os preços ao produtor caíram 2,8% em março em termos anuais, ampliando a queda de 2,7% no mês anterior e chegando a um ano e meio de quedas. Na comparação mensal, o índice caiu 0,1%.

"Embora os preços ao consumidor não estejam mais caindo, o rápido investimento na capacidade de produção ainda está pesando sobre os preços de fábrica", disse Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China na Capital Economics.

Nos últimos meses, a China lançou uma série de incentivos para estimular os gastos das famílias, incluindo regras mais fáceis para empréstimos de automóveis, mas os consumidores continuam cautelosos em relação a compras de grande valor em meio a preocupações com a economia e a fraqueza do mercado de trabalho.

O banco central da China prometeu neste mês apoiar o crescimento da renda familiar e atender à demanda razoável de crédito dos consumidores, ao mesmo tempo em que restringe a "expansão cega" em setores com excesso de capacidade.

Alguns analistas acreditam que o banco central enfrenta um desafio, pois mais crédito está fluindo para a produção do que para o consumo, expondo falhas estruturais na economia e reduzindo a eficácia de suas ferramentas de política monetária.

(Reportagem adicional de Qiaoyi Li)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário