Minério de ferro avança com melhora do mercado de aço e reabastecimento antes do feriado

Publicado em 17/04/2024 08:00

Logotipo Reuters

 

Por Amy Lv e Andrew Hayley

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro se recuperaram nesta quarta-feira, atingindo o nível mais alto em mais de cinco semanas, ajudados pela melhora no mercado de aço e pela expectativa de reabastecimento por parte das siderúrgicas antes de um feriado na China, principal mercado consumidor do minério.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 4,25%, a 870 iuanes (120,20 dólares) a tonelada, o maior valor desde 11 de março. Na terça-feira, o contrato caiu mais de 1%.

O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 5,63%, para 115,55 dólares a tonelada, atingindo uma máxima desde 8 de março.

A demanda de minério no curto prazo permanecerá sólida, uma vez que as usinas demonstram crescente disposição para retomar a produção após uma melhora nas margens e na demanda downstream, disseram analistas.

As usinas siderúrgicas estão desfrutando atualmente do melhor momento deste ano em termos de lucratividade, e aquelas situadas ao longo das regiões costeiras com os melhores controles de custo poderão obter um lucro bruto de 300 iuanes a 400 iuanes por tonelada, disseram analistas do provedor de informações Custeel em nota.

"As siderúrgicas precisarão reabastecer as matérias-primas com a aproximação do feriado do Primeiro de Maio", disseram os analistas da Galaxy Futures em nota.

Embora a demanda de aço para construção permaneça relativamente fraca em comparação com o ano anterior, o consumo de aço do setor industrial tem sido robusto, disseram os analistas da Huatai Futures.

Enquanto isso, dados do provedor de informações Gangguwang mostraram que o consumo aparente de aço de construção na China aumentou mais de 10% em relação à semana anterior em 17 de abril.

Em comparação, os embarques globais de minério de ferro caíram devido ao clima desfavorável, embora os altos estoques portuários ainda tenham sido considerados um obstáculo.

A Rio Tinto relatou uma queda de 5% nos embarques de minério de ferro no primeiro trimestre, enquanto a Vale registrou um crescimento de 6,1% na produção de minério de ferro no primeiro trimestre.

(Reportagem de Amy Lv e Andrew Hayley)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário