Ações da China caem após dados fracos sobre crédito e notícias sobre tarifas dos EUA
![]()
XANGAI (Reuters) - As ações da China caíram nesta segunda-feira, pressionadas por dados fracos de crescimento do crédito e notícias de novas tarifas dos Estados Unidos, mesmo com o Ministério das Finanças divulgando um cronograma há muito esperado para a emissão de 1 trilhão de iuanes em títulos de estímulo especial.
Os novos empréstimos bancários na China caíram mais do que o esperado em abril em relação ao mês anterior, enquanto o crescimento amplo do crédito atingiu uma mínima recorde, informou o banco central no sábado, levantando a perspectiva de mais medidas para apoiar a economia.
O Ministério das Finanças da China disse nesta segunda-feira que iniciará as tão esperadas vendas de 1 trilhão de iuanes (138,23 bilhões de dólares) de títulos do Tesouro de longo prazo, o que Pequim espera que ajude a estimular os principais setores da economia.
Também prejudicando o sentimento, os veículos chineses de nova energia caíram 2,2% depois que a Reuters informou que o presidente dos EUA, Joe Biden, deve anunciar novas tarifas para a China já nesta semana visando setores estratégicos, incluindo um grande aumento nos impostos sobre veículos elétricos, segundo fontes.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,21%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, perdeu 0,04%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 0,8%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,13%, a 38.179 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,80%, a 19.115 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,21%, a 3.148 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,04%, a 3.664 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,02%, a 2.727 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,72%, a 20.857 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,39%, a 3.303 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,01%, a 7.750 pontos.
0 comentário
Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local