Ibovespa perde fôlego em sessão com riscos fiscais e incertezas sobre BC
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava na tarde desta terça-feira, revertendo a alta registrada mais cedo, quando ultrapassou os 125 mil pontos, conforme o pregão era contaminado por preocupações com as políticas fiscais e monetária, que também pressionavam a taxa de câmbio e a curva de juros.
Às 14:20, o Ibovespa cedia 0,07%, a 124.630,73 pontos, tendo chegado a 124.310,24 pontos no pior momento, depois de ter marcado 125.490,73 pontos na primeira etapa dos negócios. O volume financeiro somava 10,6 bilhões de reais.
O mercado brasileiro refletia o desconforto persistente de agentes financeiros, principalmente locais, com a falta de sinalizações de medidas para melhorar as contas públicas, além de incertezas sobre o próximo presidente do Banco Central, uma vez que o mandato de Roberto Campos Neto termina ao final deste ano.
Nesta terça-feira, ainda pela manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o BC e Campos Neto, enquanto também afirmou que fará "alguma coisa" para conter a valorização do dólar ante o real. Neste começo de tarde, a cotação da moeda norte-americana chegou 5,70 reais.
Campos Neto, por sua vez, em outro evento, disse que o aumento de ruídos relacionados às expectativas para as políticas fiscal e monetária colaborou para a decisão da autoridade monetária de pausar o ciclo de cortes da taxa básica de juros.
Em meio ao clima mais adverso no mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a melhor maneira de conter a desvalorização do real ante o dólar é melhorar a comunicação sobre o arcabouço fiscal e a autonomia do BC. Ele negou a possibilidade de o governo mexer no IOF em operações de câmbio.
Estrategistas do UBS cortaram a recomendação das ações brasileiras em seu portfólio de mercados emergentes para "neutra", citando que a situação política -- e o correspondente impacto na performance fiscal -- poderá pesar sobre o sentimento dos investidores no curto prazo.
"O mercado brasileiro está barato e o índice geralmente é beneficiário dos preços mais elevados do petróleo. No entanto, surpresas negativas consistentes do lado macroeconômico e incertezas em torno da disciplina fiscal poderão continuar a pesar no mercado", afirmaram em relatório a clientes.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local