IGP-DI desacelera mais do que o esperado em junho com arrefecimento de alimentos, diz FGV
![]()
Por Fernando Cardoso
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou sua alta mais do que o esperado em junho devido ao arrefecimento nos preços dos alimentos tanto ao produtor quanto ao consumidor, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
O IGP-DI subiu 0,50% em junho, depois de avanço de 0,87% no mês anterior, abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,59%. O resultado levou o índice a subir 2,88% em 12 meses.
"O índice ao produtor antecipa o arrefecimento das pressões sazonais sobre os alimentos in natura, ao mesmo tempo em que mostra a desaceleração na variação dos preços dos alimentos processados. Esses movimentos indicam a redução da influência dos alimentos na inflação ao consumidor", disse André Braz, coordenador dos índices de preços.
No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,55%, de alta de 0,97% no mês anterior.
No IPA, a alta no estágio de Bens Finais enfraqueceu a 0,41% em junho, ante 0,73% no mês anterior, sendo que a principal contribuição para esse movimento foi do subgrupo de alimentos processados, que registrou no mês uma alta de 1,14%, ante 1,92% em maio.
Braz ainda destacou a desaceleração no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) -- que responde por 30% do IGP-DI -- como um fator para o resultado do índice geral. O IPC mostrou que a alta dos preços aos consumidores foi de 0,22% em junho, de 0,53% em maio.
Seis das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: Educação, Leitura e Recreação (0,87% para -0,75%), Habitação (0,41% para 0,13%), Transportes (0,49% para 0,19%), Alimentação (0,72% para 0,50%), Comunicação (0,46% para -0,08%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,67% para 0,57%).
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou arrefecimento da alta a 0,71% em junho, de 0,86% antes.
O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.
0 comentário
Minério de ferro cai com flexibilização pela China de restrições a cargas Jimblebar
Trump diz que Israel não voltará a atacar campo de gás do Irã após ter agiado "violentamente"
Ministra das Finanças do Japão diz que está em alerta máximo para volatilidade cambial
Índice de Xangai cai brevemente abaixo de 4.000 com escalada do conflito no Oriente Médio
Powell confirma que Trump está amarrado a ele até que investigação esteja verdadeiramente concluída
BC corta Selic em 0,25 ponto, a 14,75%, e defende cautela na calibração dos juros à frente