Confiança dos investidores da zona do euro cai em julho após 8 meses de ganhos
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro quebrou uma sequência de oito meses de ganhos com um declínio maior do que o esperado em julho, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, descrevendo os resultados como um "amargo revés".
O índice da Sentix para a zona do euro caiu para -7,3 pontos em julho, de 0,3 em junho. Analistas consultados pela Reuters esperavam que ele caísse mais moderadamente, para 0,0 este mês.
O índice de expectativas também sofreu uma queda, indo a 1,5 em julho, de 10,0 em junho, um movimento que, segundo a Sentix, "provavelmente preocupará os analistas".
"A recente recuperação da economia europeia chegou a um fim abrupto", disse o Sentix.
A pesquisa disse que os investidores estavam preocupados com as eleições francesas, com as próximas eleições estaduais alemãs e com a incerteza sobre a eleição presidencial dos EUA no final deste ano.
A confiança na economia da Alemanha, a maior da Europa, também registrou queda em julho, com o índice sobre a situação atual caindo para -32,3, de -26,3 em junho. A queda ocorre após três meses consecutivos de ganhos.
A pesquisa com 1.140 investidores foi realizada entre 4 e 6 de julho, informou a Sentix.
(Reportagem de Tom Sims)
0 comentário
Minério de ferro cai com flexibilização pela China de restrições a cargas Jimblebar
Trump diz que Israel não voltará a atacar campo de gás do Irã após ter agiado "violentamente"
Ministra das Finanças do Japão diz que está em alerta máximo para volatilidade cambial
Índice de Xangai cai brevemente abaixo de 4.000 com escalada do conflito no Oriente Médio
Powell confirma que Trump está amarrado a ele até que investigação esteja verdadeiramente concluída
BC corta Selic em 0,25 ponto, a 14,75%, e defende cautela na calibração dos juros à frente